5 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Missão da OTAN no Kosovo denuncia ataques contra sérvios

Missão da OTAN no Kosovo denuncia ataques contra sérvios

Belgrado, 29 mai (Prensa Latina) Representantes da minoria sérvia no norte da autoproclamada república do Kosovo denunciam ataques contra aquela comunidade por parte da missão da OTAN naquela região (KFOR), o órgão imprensa informou hoje.

Representantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que faz parte da KFOR, atacaram sérvios estacionados em frente a um prédio administrativo na área de Mitrovica, informou o diário Vecherni Novosti.

Os sérvios realizaram um protesto pacífico em frente a um edifício administrativo, ocupado desde o passado dia 26 pela polícia especial kosovar, onde as forças da KFOR chegaram segunda-feira e exigiram que os manifestantes se afastassem daquele edifício.

Perante esta manobra, o máximo dirigente do partido da Lista Sérvia, Igor Simich, pediu aos participantes no protesto que realizassem uma concentração com as mãos levantadas para mostrar o caráter pacífico da manifestação, noticiou o referido jornal.

No entanto, os membros das forças da aliança atlântica, que se instalaram no Kosovo em 1999, após o fim dos bombardeamentos ilegítimos daquele bloco contra a então Federação Jugoslava, atacaram Simich e prenderam-no.

Isso foi seguido por pelo menos 30 granadas de efeito moral e tiros de gás lacrimogêneo contra os manifestantes, deixando dois sérvios feridos.

Neste dia, as forças da KFOR bloquearam a passagem de cidadãos sérvios aos edifícios administrativos das regiões do norte de Zvechan, Leposavic, Zubin-Patok e Kasovska-Mitrovica, que queriam manifestar o seu desconhecimento das recentes eleições autárquicas.

As autoridades do Kosovo, governadas pela sua maioria de origem albanesa, decidiram realizar eleições autárquicas no norte daquela região, boicotadas pela minoria sérvia, o que levou a uma parca participação nas urnas de pouco mais de 3%.

No entanto, Pristina considerou válidas estas eleições e preparou-se para ali colocar os seus representantes, em zonas onde os sérvios são a grande maioria.

A publicação refere que, longe de cumprirem as suas funções como parte da KFOR, as forças da OTAN protegeram a tomada dos referidos edifícios administrativos pela polícia kosovar.

No meio desta situação, o presidente sérvio, Alexander Vucic, cujo governo defende a jurisdição sobre o Kosovo, que considera a sua província, colocou as forças armadas em estado de alerta máximo e transferiu parte delas para a fronteira com aquela região.

ro/to/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES