4 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Perda de medicamentos impacta instituição pública no Panamá

Perda de medicamentos impacta instituição pública no Panamá

Cidade do Panamá, 26 de maio (Prensa Latina) Poucos meses depois da perda do fentanil, a Caixa de Seguridade Social (CSS) do Panamá, em meio a uma crise financeira , denunciou o desaparecimento de 213 frascos de dexcetoprofeno.

Segundo a denúncia, o novo incidente com o medicamento para combater dores leves ou moderadas ocorreu no pronto-socorro do centro assistencial Doutor Manuel Ferrer, no município de Calidonia, nesta capital.

Em menos de um ano, é a segunda vez que a instituição registra perda de medicamentos, já que na primeira foram 19 mil doses de fentanil, outro analgésico opióide sintético 50 vezes mais forte que a heroína e 100 vezes mais forte que a heroína, a morfina.

O dexcetoprofeno é um analgésico e anti-inflamatório não esteróide (AINE), usado para dores leves e moderadas, explicou à imprensa a diretora do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Panamá, Ivonne Torres.

Ele acrescentou que não é viciante, mas se seu uso for abusivo, pode causar danos renais chamados de nefropatia analgésica.

Sobre o extravio desse medicamento, as autoridades do CSS informaram que vão se abster de emitir sentenças que possam atrapalhar as investigações.

A nota oficial informa que a diretoria da entidade, presidida por Enrique Lau, solicitou uma auditoria administrativa, conforme determina a lei orgânica.

Por sua vez, o Ministério Público defendeu a determinação da gestão médica e administrativa e tudo o que se relaciona com o processo de recebimento, armazenamento e transporte dos medicamentos oferecidos pela única instituição pública de saúde.

Foi relatado que toda a cadeia de fornecimento de medicamentos será analisada para determinar possíveis falhas no gerenciamento de medicamentos altamente sensíveis, como o fentanil.

O Ministério Público iniciou esta investigação em novembro passado, porém, até o momento, não conseguiu recuperar a droga, nem houve denúncias pelo seu desaparecimento.

A CSS, que tem cerca de 30 mil funcionários, muitos deles administrativos, e administra orçamentos milionários anuais, é frequentemente criticada por organizações sociais que denunciam as políticas de privatizações e medidas paramétricas do governo para solucionar a crise financeira que atravessa.

mgt/ga/dnsa

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES