18 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nossa África, nosso futuro, 60 anos da União Africana

Nossa África, nosso futuro, 60 anos da União Africana

Adis Abeba, 25 mai (Prensa Latina) "Nossa África, Nosso Futuro", é o mote das comemorações de hoje pelo 60º aniversário da Organização para a Unidade Africana (OUA), atual União Africana (UA), fundada nesta capital .

Em 25 de maio de 1963, 32 chefes de estado de países africanos independentes se reuniram em Adis Abeba, juntamente com líderes de movimentos de libertação, para traçar um caminho rumo à independência total do continente do imperialismo, colonialismo e apartheid.

Como resultado da reunião, a primeira instituição continental pós-independência da África, a OUA, foi criada como uma manifestação da visão pan-africana de uma África unida, livre e no controle de seu próprio destino.

Isso foi solenizado na Carta da organização que foi adotada em 25 de maio, Dia da África.

Mais tarde, em 1999, durante a Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da OUA, decidiu-se convocar uma sessão extraordinária para acelerar o processo de integração econômica e política do continente.

Em 9 de setembro daquele ano, foi emitida a Declaração de Sirte para estabelecer uma União Africana. Em 2002, durante a Cúpula de Durban, a UA foi lançada oficialmente como sucessora da OUA.

As atividades para comemorar o momento histórico são comemoradas pelos 55 países membros da organização, uma oportunidade para mostrar seus principais sucessos, marcos, desafios e caminhos a seguir no marco da Agenda 2063.

Em um comunicado, a UA disse que “comemora o Dia da África em reconhecimento à visão e ao marco alcançado em direção a uma África integrada, próspera e pacífica, impulsionada por seus próprios cidadãos e representando uma força dinâmica no cenário mundial”.

A celebração do 60º aniversário é uma oportunidade para reconhecer o papel e o contributo dos fundadores da organização continental e da diáspora para a libertação política e emancipação socioeconômica de África.

É também um momento oportuno para a União Africana refletir sobre o espírito do Pan-africanismo, que liga o passado ao presente e às aspirações do continente para o futuro, conclui o texto.

jcm/nmr/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES