4 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Baixa atividade econômica no Panamá

Baixa atividade econômica no Panamá

Cidade do Panamá, 24 de mai (Prensa Latina) O Índice Mensal de Atividade Econômica (IMAE) do Panamá teve uma variação ano-a-ano de 9,86% em janeiro passado, destaca hoje um relatório do Instituto Nacional de Estatística e Censos (INEC).

Este resultado refletiu uma dinâmica inferior face ao primeiro mês de 2022, quando aumentou 32,58 por cento, devido ao efeito rebote após o reinício de muitas atividades económicas após dois anos de restrições impostas pela Covid-19.

O estudo especifica que, no final do ano passado, o IMAE registou uma variação acumulada de 10,75 por cento, que contrasta com os 18,30 por cento registados no final de 2021.

A construção se destaca entre as atividades que apresentaram variações positivas, setor também favorecido pelos investimentos públicos em obras de infraestrutura.

Também teve impacto a participação da iniciativa privada em diversos projetos, além do aumento de insumos diretamente relacionados à produção de cimento cinza e concreto pré-misturado.

Outro setor que apresentou números positivos foi o comércio, tanto pelo crescimento do comércio varejista e atacadista local quanto pelo maior valor das importações.

Além disso, cresceram atividades como serviços em hotelaria e restauração, turismo, entretenimento e recreação, transporte, armazenamento e comunicações, acrescenta o documento.

O setor financeiro também apresentou comportamento favorável, nas operações bancárias e nos prêmios de seguros.

Enquanto a movimentação de contêineres do Sistema Portuário Nacional e as toneladas líquidas do Canal do Panamá registraram queda em janeiro, especificou o INEC.

A exploração de minas e pedreiras também foi impactada negativamente pela queda na exportação de minério de cobre e seus concentrados para diversos mercados após a disputa pelo contrato firmado entre a Minera Panama e o Governo.

Além disso, taxas negativas se acumularam em setores como agricultura, eletricidade e água, geração térmica e hidráulica, produção de carne de frango e produção de leite natural, além da indústria de transformação na fabricação de produtos alimentícios.

mem/ga / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES