28 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Homenagens são prestadas na Itália ao herói nacional de Cuba, José Martí

Homenagens são prestadas na Itália ao herói nacional de Cuba, José Martí

Homenagens são prestadas na Itália ao herói nacional de Cuba, José Martí

Roma, 20 Mai (Prensa Latina) As homenagens na Itália ao herói nacional cubano José Martí, 128 anos após sua morte, continuam hoje na Itália com uma atividade comemorativa na Embaixada dessa nação latino-americana em Roma.

Durante um dia de recordação que terminou há poucas horas na cidade de Tarquinia, na região do Lácio, 70 quilômetros a noroeste desta capital, o embaixador cubano Mirta Granda destacou a vida, obra e legado do herói pró-independência, que caiu em combate no dia 19 de maio de 1895, inspirando o atual processo revolucionário em seu país.

Granda apresentou um texto do poeta e escritor Miguel Barnet, sobre os vínculos entre Martí e outro grande pensador cubano, Fernando Ortíz, em relação à identidade cultural, antirracismo, prática humanista e o papel de ambos na conformação do mapa definitivo da identidade cubana como nação.

No evento, organizado pela Associação Semi di Pace, participaram o deputado italiano ao Parlamento Europeu Massimiliano Smeriglio, Marco Papacci, presidente da Associação Nacional de Amizade Itália-Cuba (Anaic), além dos embaixadores da Nicarágua e da Bolívia, entre outras convidadas. Mônica Robelo e Sônia Brito, respectivamente.

Também estiveram presentes representantes de outras missões diplomáticas na Itália e de entidades internacionais como a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), sediada nesta capital, incluindo autoridades do Panamá, Chile, Colômbia, Venezuela, Argentina, Paraguai, México e El Salvador.

Luca Bondi, presidente da Semi di Pace e membro do Conselho Mundial do Projeto José Martí, agradeceu aos presentes, incluindo membros do Conselho Regional do Lácio, o interesse por este evento, que motiva a reflexão sobre a relevância das ideias de Martí no atual momento em que vive a humanidade.

Seguiu-se a apresentação do novo Centro de Estudos Internacionais Avançados “José Martí” sobre a Paz e a Fraternidade entre os Povos, por seu diretor, Maurizio Dioguardi.

A professora Alessandra Giacobbi, juntamente com seus alunos da Escola Secundária Artística Franceco Orioli, da província de Viterbo, apresentou pinturas murais feitas por esta última, inspiradas em Martí.

Smeriglio referiu-se em seu discurso à validade do pensamento de Martí, seu papel na formação de valores e sua influência não só em Cuba e na América Latina, mas em todo o mundo, com particular repercussão na Europa.

O embaixador da Nicarágua, que atualmente preside o Grupo Latino-Americano (Grulac) perante a FAO, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), traçou um paralelo entre as ideias de independência de Martí e as do herói de seu país, Augusto César Sandino.

Por sua vez, Papacci fez uma análise crítica da obra de José Martí e seu conceito de Nossa América, unificador, e referiu-se ao seu anti-imperialismo, sendo um dos primeiros a alertar sobre o perigo representado pela política dos Estados Unidos governo Unidos pelos povos da América Latina e do Caribe.

ro/ort/ans

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES