28 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Negociações paralisadas sobre aumento da dívida dos EUA

EEUU-Departamento-Tesoro

Negociações paralisadas sobre aumento da dívida dos EUA

Washington, 10 de mai (Prensa Latina) As negociações sobre o aumento da dívida dos Estados Unidos continuam hoje no limbo, três semanas depois de o país ficar sem dinheiro para pagar seus compromissos, segundo o Departamento do Tesouro.

A reunião da véspera entre os líderes do Congresso e o presidente, Joe Biden, fracassou na tentativa de chegar a um acordo, segundo declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, ao deixar a Casa Branca.

“Todos na reunião reiteraram suas posições. Não vi nenhum movimento novo”, disse ele ao The Hill.

Por outro lado, o governante da nação revelou que pondera a aplicação da Emenda 14, embora reconheça que não será uma solução viável a curto prazo.

“O problema é que teria que ser litigado. E enquanto isso, sem prorrogação, ainda estaríamos no mesmo lugar”, reconheceu Biden.

Ele então acrescentou que, assim que a Casa Branca e os legisladores abordarem a questão, ele planeja discutir se um tribunal decidirá que a 14ª Emenda permite que o presidente continue emitindo dívidas.

McCarthy revelou, por sua vez, que seria um fracasso para a gestão de qualquer presidente ser forçado a fazer uso dessa ferramenta.

O suposto poder do chefe do governo de contornar o Congresso em relação à aprovação do aumento do limite em questão está centrado em uma frase da 14ª Emenda que diz que a dívida pública “não será questionada”.

No entanto, os analistas alertam sobre as possíveis consequências jurídicas e econômicas que isso pode acarretar.

A secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse que não deveria chegar ao ponto de considerar se o presidente pode continuar emitindo dívida.

“Isso seria uma crise constitucional”, opinou, alertando que o país não conseguiria pagar suas contas se não houvesse um consenso sobre o assunto antes de 1º de junho.

As negociações em andamento são particularmente complicadas pelas exigências dos conservadores para cortar gastos antes de permitir um novo aumento do déficit, algo que os democratas recusam.

No mês passado, os republicanos da Câmara aprovaram uma legislação que aumentaria o teto atual, mas limitaria o financiamento do governo e o crescimento dos gastos em 1% ao ano na próxima década, juntamente com uma série de outros planos para reduzir os gastos.

A proposta vai contra alguns programas sociais promovidos pelo governo Biden, por isso da Casa Branca garantem que o governante vetaria o projeto caso chegasse à sua mesa.

Enquanto se aguarda um acordo, os líderes do Congresso e o presidente do país se reunirão novamente na sexta-feira, disse McCarthy.

oda/ifs / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES