16 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente do Equador denunciado criminalmente por peculato

Presidente do Equador denunciado criminalmente por peculato

Quito, 26 abr (Prensa Latina) A deputada Mireya Pazmiño apresentou hoje uma denúncia criminal ao Ministério Público equatoriano contra o presidente Guillermo Lasso, pelo delito de peculato, mesma causa que segue o processo político.

Em declarações à imprensa, Pazmiño reiterou que a decisão do Tribunal Constitucional deu lugar ao julgamento político contra o presidente na Assembleia Nacional (parlamento) por responsabilidade política.

No entanto – esclareceu – agora apresentamos a denúncia formal para que o Ministério Público realize o processo penal com todas as investigações pertinentes.

Apresentamos à Justiça o contrato da estatal Flota Petrolera Ecuatoriana (Flopec) e da empresa Amazonas Tankers, o relatório da Controladoria e as manifestações de pessoas que compareceram à Comissão de Fiscalização do Parlamento que justificam o crime de peculato pelo qual estamos acusando Lasso, explicou Pazmiño.

O chefe do Executivo foi convocado para esta quarta-feira perante a Fiscalização no último dia da fase dedicada a ouvir depoimentos naquela Comissão Legislativa.

Apesar disso, o governante andino perderá a nomeação e será representado por seu advogado, Edgar Neira, e pelo secretário jurídico da presidência, Juan Pablo Ortiz, que anunciou que a presença de Lasso só ocorrerá quando ele tiver que fazer sua defesa antes da sessão plenária do Legislativo.

A partir de amanhã, a Comissão de Fiscalização tem 10 dias para elaborar um relatório sobre a recomendação ou não do impeachment contra Lasso.

mem/nta/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES