2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lei do ouro aumenta valor dos títulos do Tesouro boliviano

banco-central-bolivia-500x375

Lei do ouro aumenta valor dos títulos do Tesouro boliviano

La Paz, 24 abr (Prensa Latina) Após a ampla e detalhada aprovação da lei de compra de ouro destinada a fortalecer as Reservas Internacionais da Bolívia (INR), o valor de seus títulos do Tesouro está se fortalecendo hoje.

“Bloomberg publicou (…) em seu relatório como os preços dos títulos do Tesouro boliviano cresceram no mercado internacional apenas com a notícia de que aprovamos (a letra de compra de ouro) em grande estilo”, disse ele em entrevista à imprensa conferência do presidente da Câmara dos Deputados, Jerjes Mercado.

A manchete sustentou que a aprovação do projeto de regulamento foi questionada por representantes da oposição naquele órgão legislativo durante sua tramitação, porém, demonstrou-se que sua aprovação corresponde.

Ele comentou que, portanto, esta notícia é benéfica nos mercados internacionais e expressou a esperança de que o mesmo aconteça internamente.

Na última sexta-feira, o portal especializado Bloomberg noticiou que os títulos bolivianos dispararam na semana passada e lideraram os ganhos nos mercados emergentes, como resultado do apoio multilateral e do avanço na aprovação da lei de compra de ouro para fortalecer o RIN.

“Os títulos em dólar com vencimento em 2028 subiram de 12 centavos para 60,8 centavos de dólar nos últimos cinco dias, o maior ganho semanal desde que as notas foram emitidas em 2017”, informou o portal.

Por sua vez, o Ministério da Economia informou em 19 de abril que o valor dos títulos soberanos bolivianos reverteu sua tendência de queda e vinha subindo desde 14 de abril, como resultado de uma melhora na percepção externa do desempenho da atividade em esta esfera.

Aqueles certificados com vencimento em 2030 também “escalaram” na passada sexta-feira, que marcaram um avanço semanal de 13 cêntimos, segundo o portal especializado.

Até o final da semana, os gestores de recursos evitaram a dívida da Bolívia, mas os ganhos aceleraram a partir de sexta-feira, depois que os legisladores aprovaram um projeto de lei que “se consolidado, poderia aliviar a escassez de dólares que afetou a economia nos últimos meses”, segundo a Bloomberg.

Segundo fontes oficiais, o projeto aprovado neste fim de semana em sua ampla e detalhada leitura pelos deputados e encaminhado ao Senado para sua apreciação, favorece a compra de ouro pelo Banco Central da Bolívia (BCB) de mineradoras nacionais, a preço internacional e peso exato, a fim de reduzir o contrabando desse mineral.

A aprovação deste projeto na Assembleia Legislativa Plurinacional (ALP) poderá gerar pelo menos 1,2 mil milhões de dólares, um valor muito favorável para o RIN, destacou um relatório do órgão legislativo.

mem/jpm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES