1 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China pede à Alemanha que não politize os negócios

Wang-Wenbin-500x294

China pede à Alemanha que não politize os negócios

Beijing, 13 abr (Prensa Latina) A China pediu hoje à Alemanha que se abstivesse de politizar os negócios bilaterais e exigiu que proporcionasse um ambiente livre de discriminação para suas empresas. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, apelou para garantir um acesso aberto e justo para as empresas nacionais, em vez de dificultar a cooperação normal com barreiras incentivadas por posições políticas.

Também exortou Berlim a ver os laços comerciais de forma prática, objetiva e racional, e a não permitir que as preocupações com a segurança atrapalhem seu desenvolvimento.

Wang estava respondendo à decisão da Alemanha de rever a compra pela empresa chinesa Cosco de uma participação de 24,9% em um dos terminais de contêineres no porto de Hamburgo, o maior porto da Europa.

A aquisição foi concluída em outubro passado e permite que a Cosco gerencie as instalações, sem a possibilidade de interferir em sua governança ou tomada de decisões estratégicas.

Este tema foi usado na forte campanha contra a viagem do chanceler alemão Olaf Scholz aqui em novembro passado.

Seus detratores o pressionaram a não “se ajoelhar” em Beijing e viram no porto de Hamburgo uma suposta ameaça à segurança das informações comerciais e a possibilidade de a China usá-la para “cercar” e “chantagear” a Europa, caso ela entrasse em guerra com os EUA.

A Alemanha está atualmente trabalhando para reformular sua política comercial com o gigante asiático, e muitos setores querem reduzir a dependência deste mercado.

A Ministra das Relações Exteriores Annalena Baerbock começará uma visita de dois dias aqui na quinta-feira para liderar a sexta reunião estratégica sobre diplomacia e segurança e discutir questões bilaterais e o conflito Rússia-Ucrânia com seu anfitrião, Qing Gan.

mem/ymr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES