30 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China em uma semana no centro do foco internacional

resumen-sobre-china

China em uma semana no centro do foco internacional

Beijing, 8 abr (Prensa Latina) A China se despede hoje de uma semana com atenção mundial em termos de diplomacia por discutir com a Europa o conflito Rússia-Ucrânia, sediar um encontro histórico entre Irã e Arábia Saudita e sua resposta a novas provocações na questão taiwanesa.

A visita do presidente francês, Emmanuel Macron, foi muito proveitosa no âmbito comercial, já que o quinto Conselho Empresarial terminou com a assinatura de 18 acordos entre 36 empresas das duas nações e em setores como transporte, energia e consumo, entre outros.

Ele destacou a compra de 160 aviões comerciais e 50 helicópteros da multinacional Airbus, que também instalará uma segunda fábrica de montagem de seus navios no gigante asiático.

Mas a viagem do dignitário francês teve também um saldo positivo politicamente depois dos dois encontros com o seu homólogo anfitrião, Xi Jinping, e um terceiro com a presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen, que o acompanhou a Beijing.

Além das questões bilaterais, o destaque de todas essas reuniões foi o conflito Rússia-Ucrânia e, como consenso, as partes se dispuseram a trabalhar juntas para promover negociações de paz e encontrar uma solução negociada.

Xi pediu a todos os envolvidos na crise que se contenham, defendeu a busca de uma solução política, garantindo que os civis sejam protegidos e as armas nucleares não sejam usadas.

Por sua vez, Macron pediu o apoio da China para sentar Moscou e Kiev à mesa de negociações, exortá-los a encerrar as hostilidades e chegar a um acordo de paz duradouro.

Da mesma forma, ele se manifestou contra as violações humanitárias e o uso de armas nucleares, depois de indicar que a presença de von der Leyen demonstra a voz unida da Europa e a abordagem consistente do conflito.

Por outro lado, a China sediou o primeiro encontro em mais de sete anos entre os chefes da diplomacia do Irã e da Arábia Saudita, que se comprometeram a buscar conjuntamente a estabilidade econômica e a segurança no Oriente Médio, enquanto trabalham no fortalecimento contínuo dos vínculos bilaterais .

Uma declaração assinada pelos chanceleres Hossein Amir-Abdollahian (Irã) e o príncipe saudita Faisal bin Farhan Al Saud incluiu a vontade de ambos os governos de implementar o consenso aqui alcançado durante a reaproximação.

De acordo com o texto, as partes decidiram ativar o Acordo de Beijing de forma que resulte em mais confiança mútua, maior cooperação e ao mesmo tempo ajude na segurança, estabilidade e prosperidade da região.

Eles determinaram o restabelecimento imediato das relações diplomáticas com a abertura de embaixadas nas respectivas capitais e consulados na cidade iraniana de Mashhad e na cidade saudita de Jeddah

Também aprovaram a realização de fóruns entre as delegações governamentais e o setor privado para ampliar a cooperação econômico-comercial, abrir rotas aéreas entre seus territórios e retomar a emissão de vistos.

Outro tema de relevância na semana foram as sanções e a operação militar que a China lançou em resposta ao encontro da líder de Taiwan, Tsai Ing-wen, e do presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, na Califórnia.

O Governo e o Partido Comunista consideraram estas conversações uma violação da soberania e da integridade territorial, e condenaram que se tornassem uma espécie de plataforma para fazer declarações a favor do separatismo.

Eles também os definiram como contrários ao princípio Uma China, reivindicaram Taiwan como parte inalienável do gigante asiático, advertiram sobre o fracasso de qualquer tentativa de separá-lo e enfatizaram a determinação de reintegrá-lo.

mem/ymr/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES