8 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Macron viaja para China com Ucrânia e economia em pauta

Macron-Xi-500x354

Macron viaja para China com Ucrânia e economia em pauta

Paris, 4 abr (Prensa Latina) O presidente francês, Emmanuel Macron, viajará hoje à China para uma visita de 5 a 7 de abril com o conflito na Ucrânia e laços econômicos no centro de sua agenda.

Sem surpresas, a guerra no Leste Europeu e a tentativa do Ocidente de isolar a Rússia ocupará uma parte das conversações com o líder anfitrião, Xi Jinping, do presidente, que será acompanhado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, numa missão complicada, baseada nos estreitos laços Pequim-Moscovo.

xi y O presidente russo, Vladimir Putin, vêm consolidando uma aliança focada na busca de uma nova ordem mundial e que preocupa as potências do Ocidente, com Macron dispostos a desempenhar um papel muito mais amigável com o gigante asiático do que o discurso agressivo dos Estados Unidos, alertam os especialistas.

Para já, a questão do apoio militar a Moscovo no conflito que eclodiu em fevereiro do ano passado parece ser a prioridade, segundo declarações da chanceler francesa, Catherine Colonna.

Lembraremos a Pequim que é essencial abster-se de qualquer ação que permita à Rússia apoiar seu esforço de guerra, disse Colonna na semana passada em uma conferência conjunta em Vilnius, Lituânia, com sua contraparte local, Gabrielius Landsbergis.

Por sua vez, uma fonte próxima a Macron estimou em declarações à imprensa desta capital, sob condição de anonimato, que a China é o único país que pode ter um efeito imediato e radical no conflito, “para um lado ou para o outro”.

Para o Comissário Europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, existem “linhas vermelhas” que a China não deve exceder, aludindo ao envio de armas para a Rússia, porque podem vir sanções, sugeriu à rede Franceinfo.

Breton definiu as relações entre a União Europeia (UE) e Beijing como “parceiro comercial e um rival sistêmico”.

Na verdade, é a economia aquela que deve ser imposta na ordem do dia Macron-Xi, com a questão do conflito na Ucrânia sobretudo a nível mediático e imagem política, bem como a questão permanente dos direitos humanos levantada pelo Ocidente.

A França vem registrando um novo recorde de déficit comercial em 2022, que subiu para 164 bilhões de euros, sete por cento do seu Produto Interno Bruto.

Diante de um cenário tão desafiador, a preocupação das empresas francesas é logicamente enorme, e Assim explica a grande comitiva de líderes do mundo empresarial que acompanhará o presidente em sua viagem ao gigante asiático, incluindo representantes da Airbus e EDF, uma visita que Macron não é realizado desde 2019.

Com Ucrânia no fundo, o interesse é firmar contratos lucrativos, e também oferecem segurança às cerca de duas mil empresas francesas presentes na China, afetadas pela pandemia de Covid-19 e suas consequências, incluindo as políticas de “covid zero” aplicadas por Beijing.

De acordo com Para o banqueiro Emmanuel Gros, que atua em Xangai, muitas oportunidades se abrem no cenário pós-pandemia, e “Os líderes chineses estão muito mais abertos ao investimento estrangeiro” do que antes da Covid-19.

Pouco se fala da China, como sempre, mas são interessantes os comentários do embaixador na UE, Fu Cong, citado pelo Europe1.

Esperamos que esta visita ajude a conhecer melhor o nosso país, disse.

lam/wmr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES