9 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Itália promoverá a adesão dos países balcânicos à União Europeia

Balcanes

Itália promoverá a adesão dos países balcânicos à União Europeia

Roma, 4 abr (Prensa Latina) A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, enfatizou a vontade de seu país de contribuir para a adesão dos países balcânicos à União Européia (UE), como objetivo estratégico, sublinhou uma declaração hoje.

Em mensagem à Reunião Ministerial sobre os Balcãs Ocidentais, publicada no site oficial da Presidência do Conselho de Ministros,a mandatária reafirmou que a melhor forma de estabilizar plenamente aquela região é ancorá-la definitivamente à família europeia.

Em 1999, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) atacou a então Iugoslávia, nos Balcãs Ocidentais, com intensos bombardeios aéreos de 24 de março a 11 de junho, numa operação militar unilateral, sem autorização do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Esta intervenção bélica contribuiu, segundo observadores, para um processo de desintegração e para os problemas atuais daquela região dividida, entre os quais o conflito entre a Sérvia e o Kosovo, território que Belgrado considera uma província autônoma enquanto alguns países, entre os quais a Itália, o vêem como independente.

“A integração europeia dos Balcãs Ocidentais é um investimento estratégico na própria segurança da Europa e na estabilidade da zona, ainda mais no atual contexto internacional e face à crescente exposição a ameaças híbridas e cibernéticas”, afirmou a chefe de Governo.

“Em 2022 atingimos marcos históricos, pois a Itália apoiou fortemente a abertura das negociações de adesão com a Albânia e a Macedônia do Norte e a decisão do Conselho Europeu de reconhecer a Bósnia e Herzegovina como candidata”, afirmou, acrescentando que o objetivo é “avançar com ímpeto, usando todos os incentivos disponíveis”.

Por seu turno, o ministro dos Assuntos Exteriores, Antonio Tajani, também destacou em declarações à imprensa durante aquele evento, que concluiu na segunda-feira, “a disponibilidade da Itália para representar a Europa no tratamento dos pedidos de adesão dos países dos Balcãs à União”.

Sobre esta matéria, segundo o ministro, “tem havido atrasos da Europa”, pelo que “temos de recuperar o tempo perdido”, e nesse sentido anunciou que no final de 2023 o seu país vai organizar um novo fórum” para fazer um balanço da situação, para ver quanto progresso foi feito por ambas as partes”.

O conclave contou com a presença do Comissário Europeu para a Vizinhança e Ampliação, Oliver Varhelyi; bem como Tobias Billström, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia, a nação na presidência rotativa do Conselho Europeu; além dos Ministros das Relações Exteriores da Albânia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia do Norte, Montenegro, Sérvia e Kosovo.

No âmbito das atividades previstas no âmbito deste encontro, realiza-se até terça-feira uma conferência subordinada ao tema Nova visão para os Balcãs Ocidentais, para avaliar as perspectivas econômicas e políticas da região e analisar as iniciativas de cooperação entre os países que a integram e a UE.

lam/ort/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES