4 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chanceler da Venezuela defende cooperação Sul-Sul mais próxima

Guinea-Venezuela-500x375

Chanceler da Venezuela defende cooperação Sul-Sul mais próxima

Caracas, 4 abr (Prensa Latina) O ministro das Relações Exteriores, Yván Gil, defendeu hoje estreito laço de cooperação Sul-Sul, especialmente com a África, ao sair da Primeira Comissão Mista entre Venezuela e Guiné-Bissau.

Na reunião, co-presidida pelo vice-primeiro-ministro e ministro do Interior e Ordem Pública daquele país africano, Soares Sambú, o diplomata afirmou que o eixo central da cooperação deve ser sul-sul e entre a África e a América Latina unidas, para traçar “um caminho de cooperação e complementaridade”.

Afirmou que é necessário seguir o caminho traçado no Fórum Birregional América do Sul-África, e considerou como uma dívida pendente a realização da IV Cimeira entre estas duas regiões. Gil apelou ainda a dar um maior impulso

a iniciativas como o diálogo entre a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos e a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, bem como a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos e a União Africana em que o mundo vive hoje, com a ascensão de novos polos de poder opostos à dinâmica unipolar dos Estados Unidos e seus satélites europeus, é preciso mostrar que o Sul pode construir um outro mundo mais igualitário e humano.

Sustentado, disse, na cooperação, solidariedade e complementaridade, bem como nos princípios da Carta das Nações Unidas.

Referindo-se à Comissão Mista, Gil apelou a que seja um passo para estabelecer os andaimes e os compromissos que dêem resultados concretos em benefício dos povos venezuelano e guineense.

Reconheceu que, nas piores circunstâncias da aplicação ilegal de medidas coercitivas unilaterais contra a Venezuela, receberam apoio e solidariedade do “povo irmão” da Guiné-Bissau, bem como a reafirmação da luta contra o neocolonialismo.

Sambú, por Por seu lado, destacou a vontade de Caracas e Bissau de avançar nos acordos já assinados e assinar outros durante a celebração deste encontro.

Afirmou que seu país tem vontade política de se aproximar da República Bolivariana e “unir-se nas potencialidades” que estão por trás dela.

Estes factores têm de ser explorados sem demora, disse, sobretudo quando existem vários acordos já assinados, disse.

A República Bolivariana e Guiné-Bissau estabeleceram relações diplomáticas em 6 de abril de 2006 e desde então os laços aumentaram exponencialmente com a assinatura de 22 instrumentos políticos, referentes à assinatura de acordos e trocas de visitas de alto nível.

ro/jcd/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES