8 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alertam sobre pouca credibilidade do processo eleitoral na Guatemala

elecciones-guatemala-500x281

Alertam sobre pouca credibilidade do processo eleitoral na Guatemala

Cidade da Guatemala, 4 abr (Prensa Latina) Incoerência e ceticismo são termos que valem hoje na Guatemala para qualificar o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas urnas.

Um segundo relatório da Missão de Observação Eleitoral da Guatemala (MOE-GT) mais uma vez chamou a atenção a insistência do órgão superior e da Conservatória do Registo Cidadão na aplicação de critérios diferenciados e até discricionários no registo ou rejeição de candidaturas.

Conforme apurado pelo consórcio de organizações civis, de pelo menos 15 candidatos a cargos públicos, dois foram rejeitados em julgamento, mas outros na mesma situação jurídica ainda permanecem na disputa, o que, alertaram, aumenta o ceticismo em relação ao sufrágio previsto para o 25 de junho.

O TSE continua sendo escrutinado pelos cidadãos, algo muito negativo, porque “corroe as bases que estabelece credibilidade de processo eleitoral e causa danos irreparáveis à sua legitimidade”, segundo a fonte.

Esta não é a primeira vez que a Missão de Observação chama a atenção para a conduta dos magistrados, pois em fevereiro, logo que abriram as inscrições, já representavam o grande desafio que teria pela frente garantir a necessária transparência nas urnas.

A título de ilustração, desta vez listou os nomes e sobrenomes dos casos em que prevaleceram critérios diferenciados a favor ou contra as propostas e, em especial, incluiu a análise de alguns pareamentos presidenciais.

Na opinião do consórcio, o TSE usou critérios amplos em favor dos direitos humanos no caso do candidato Zury Ríos, da coligação Valor-Unionista, acusado de ter cassação constitucional.

No entanto, o candidato à vice-presidência do Movimento de Libertação dos Povos, Jordán Rodas, foi impedido de participar sem realizar uma análise sobre a demonstração apresentada à Controladoria Geral de Contas, exemplificou.

Essa ação errática, garantiram, levou ao uso indevido de recursos judiciais, muitos ainda em andamento, apesar de a data do registro ter sido oficialmente encerrada em 26 de março.

“Infelizmente, o TSE não regulamentou tempestivamente os critérios para resolver situações como as indicadas”, alertaram as sete organizações civis com a missão de acompanhamento e observação constante do processo. eleitoral até a votação nas urnas.

São elas as Associações de Pesquisa e Estudos Sociais, Desenvolvimento, Organização, Serviços e Estudos Socioculturais, Diálogos Civis, Coordenação de ONGs e Cooperativas, Instituto Centro-Americano de Estudos Fiscais e Instituto Centro-Americano de Estudos da Social Democracia.

ro/mmc/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES