8 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

45ª sessão do Comité de Furacões continua na Costa Rica

45ª sessão do Comité de Furacões continua na Costa Rica

San José, 30 de mar (Prensa Latina) Os mais de 60 especialistas dos 27 países membros do Comitê de Furacões da Região IV (América do Norte, América Central e Caribe) continuam hoje na Costa Rica a análise desses fenômenos meteorológicos a fim de melhorar a forma como são tratados.

Durante os três primeiros dias da 45ª sessão do Comitê, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) abordou o comportamento das tempestades tropicais na temporada de 2022.

A OMM especifica que a temporada de furacões no Atlântico começa oficialmente em 1º de junho e dura até 30 de novembro, enquanto no Nordeste do Pacífico começa em 15 de maio.

Os participantes do evento conheceram o balanço final da temporada do ano passado elaborado pelo Escritório Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, que mostra que registraram 14 tempestades nomeadas, com ventos de 63 km/h ou mais, e oito se tornaram furacões, com ventos de 119 km/h ou mais.

Dois deles, Fiona e Ian, se intensificaram e se tornaram furacões de primeira ordem, cujos ventos ultrapassaram 178 km/h, diz o relatório.

Em suma, afirma que a temporada do ano passado foi menos ativa do que as temporadas de 2020 e 2021, que esgotaram os nomes das listas rotativas regulares usadas para esses anos.

Para o secretário-geral da OMM, entidade especializada das Nações Unidas, Petteri Taalas, os ciclones tropicais são fenômenos extremamente letais e uma única tempestade pode reverter anos de desenvolvimento socioeconômico.

No entanto, prosseguiu, o número de vítimas mortais devido a estes fenómenos diminuiu drasticamente graças a melhorias nas previsões, alertas e medidas de redução do risco de catástrofes. Mas ainda podemos fazer melhor.

Ele indicou que o objetivo da iniciativa das Nações Unidas chamada Early Warnings for All é que, nos próximos cinco anos, todos tenham acesso a alertas de ventos potencialmente mortais, tempestades e precipitação.

Em particular, destacou, os pequenos Estados insulares em desenvolvimento, que estão entre os primeiros a sofrer os efeitos da mudança climática.

Nesse sentido, o Comitê de Furacões sediará uma reunião de um grupo de especialistas de alto nível sobre alerta precoce de furacões para todos, como parte das atividades para lançar a iniciativa Alerta Prévio para Todos.

Seu objetivo é garantir que, no contexto mais amplo de resiliência a desastres, as comunidades mais expostas e vulneráveis entendam os alertas de furacões e tomem as medidas apropriadas.

jha/ale / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES