29 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Sem apoio comissão parlamentar para investigar golpismo no Brasil

Sem apoio comissão parlamentar para investigar golpismo no Brasil

Brasília, 21 mar (Prensa Latina) O Senado brasileiro ficou hoje sem as assinaturas necessárias para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre os atos de golpismo e vandalismo de 8 de janeiro nesta capital.

O portal R7 garante que sexta-feira foi o prazo para angariar apoios e o pedido recebeu o aval de 38 senadores, mas caiu para 15 após a posse dos novos deputados e a desistência de alguns convencidos.

As assinaturas dos legisladores que não estão no cargo não foram contadas pelo senado.

Segundo o site, a ação do governo federal, que ofereceu cargos e emendas parlamentares aos senadores que não apoiavam a iniciativa, foi decisiva.

A ideia de criar a CPI partiu da senadora Soraya Thronicke, que reuniu o número necessário de assinaturas em janeiro.

Ela chegou a entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o chefe do Senado, Rodrigo Pacheco, determinasse a abertura da reunião de inquérito.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é contra a CPI e até o fundador do Partido dos Trabalhadores criticou a tentativa de abertura da comissão.

Senadores da base de Lula chegaram a endossar o pedido de Thronicke em janeiro, mas depois mudaram de avaliação.

O entendimento é que um CPI pode servir de palco para a oposição e de instrumento para que parlamentares simpatizantes do presidente derrotado Jair Bolsonaro preguem alguma responsabilidade do governo do PT no caso.

A ação da CPI visa investigar os atentados aos prédios dos Três Poderes perpetrados no dia 8 de janeiro, em Brasília.

Com apelos à intervenção militar e rejeição à posse de Lula, grupos radicais a favor de Bolsonaro realizaram ações antidemocráticas.

Naquela data, marcada na história nacional, extremistas de direita invadiram e saquearam violentamente as sedes do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo.

Em razão dos fatos, a Polícia Federal (PF) cumpriu nesta sexta-feira 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva em nove estados e no Distrito Federal.

Foi a oitava fase da chamada Operação Lesa Pátria, que investiga pessoas que participaram, financiaram ou se omitiram dos ataques golpistas.

Segundo a PF, os crimes investigados são abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bens especialmente protegidos.

ode/ocs/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES