13 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Centenas de detidos em França durante protestos contra as reformas

protestas-Francia-500x275

Centenas de detidos em França durante protestos contra as reformas

Paris, 19 de março (Prensa Latina) Mais de 500 pessoas foram presas nos últimos três dias na França durante manifestações contra a adoção da reforma da aposentadoria sem votação parlamentar, com 169 detenções confirmadas hoje nos protestos de sábado.

Segundo o Ministério do Interior, 122 das detenções ocorreram ontem à noite nesta capital, epicentro das manifestações desde quinta-feira, depois do anúncio da primeira-ministra Elisabeth Borne da ativação do 49.3 da Constituição para aprovar a lei por evasão à votação na Assembleia Nacional.

Se a reforma já contava com a rejeição dos partidos políticos e dos cidadãos, e a condenação unânime dos sindicatos, protagonistas de grandes marchas e greves desde meados de janeiro, a decisão de ir para 49.3 alimentou o descontentamento.

Nos protestos dos últimos dias, registaram-se atos de violência e distúrbios, com danos materiais e confrontos com a polícia, ao ponto de na véspera uma mobilização ter sido cancelada pelos seus organizadores na presença de indivíduos identificados com o tão -chamado de “black blocs”, frequentemente responsável por atos de vandalismo.

Enquanto porta-vozes do governo repudiam a violência, incluindo o ministro da Fazenda, Bruno Le Maire, dirigentes da oposição e sindicalistas acusam o Executivo de esquentar ainda mais o ambiente ao impor uma reforma impopular, que qualificam de injustificável sob o argumento de que traria equilíbrio financeiro a um sistema previdenciário Em crise.

A iniciativa desencadeia a revolta por estender a idade legal de aposentadoria de 62 para 64 anos, aumentar o período contributivo e eliminar regimes especiais para algumas profissões e empregos.

“Nada deveria ser surpreendente quando o Parlamento é violado e a agitação irrompe. O primeiro responsável por tudo é o Governo. É inaceitável”, disse o deputado de La Francia Insumisa, Eric Coquerel, à rede Franceinfo.

Além das marchas e comícios, greves em setores como transporte, energia e coleta de lixo continuaram em solo francês.

A circulação dos comboios melhorou no fim-de-semana face aos dias anteriores, enquanto os trabalhadores das refinarias cumprem uma greve que neste momento não causa grandes problemas no serviço de abastecimento de combustível e milhares de toneladas de lixo continuam a acumular-se em Paris, apesar da decisão do governo de requisitar uma parte dos grevistas.

rgh/wmr/dnsa

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES