4 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Irã considera viável reviver pacto nuclear

Hosein-Amirabdolahian-300x169

Irã considera viável reviver pacto nuclear

Teerã, 27 fev (Prensa Latina) O ministro iraniano das Relações Exteriores, Hosein Amirabdolahian, reiterou hoje a viabilidade de reavivar o pacto nuclear de 2015, conhecido como o Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA), se as autoridades em Washington agirem de forma realista.

Amirabdolahian reafirmou o compromisso de seu país com a assinatura de um acordo para reviver a PIAC, como havia confirmado às autoridades de Bagdá alguns dias antes, como disse em uma entrevista com a emissora iraniana Al-Alam.

Ele observou que durante sua visita oficial à capital iraquiana na semana passada ele recebeu uma mensagem dos Estados Unidos ao Irã, entregue em 22 de fevereiro por seu homólogo iraquiano Fuad Hussein, na qual o lado americano declarou-se pronto para um acordo.

O chefe da diplomacia iraniana salientou que “a República Islâmica sempre acolheu a diplomacia e o diálogo” para a resolução das diferenças e nunca se distanciou da mesa de negociações.

“Estamos prontos para finalizar um acordo que assegure os interesses de todas as partes envolvidas e respeite as linhas, dentro do quadro das negociações em Viena e das mensagens trocadas através de mediadores com o lado americano”, acrescentou ele.

O ministro persa das relações exteriores disse que a Casa Branca deve mostrar a coragem necessária em suas decisões para chegar a um acordo sobre a reativação do PIAC.

Ele insistiu que um pacto “não estaria longe, se os EUA agissem realisticamente dentro da estrutura da mensagem enviada e evitassem repetir seus comentários hipócritas anteriores na mídia”.

Também criticou a administração do Presidente Joe Biden por enviar mensagens mistas sobre as negociações nucleares e acusou Washington de defender em particular a revitalização da PIAC, dizendo o contrário na mídia.

Vinte e dois meses após o início das conversações destinadas a reviver a PIAC e a remover as sanções ao Irã, o futuro do acordo é incerto devido à recusa de Washington em dar garantias de que ele não sairá do acordo uma vez assinado.

jf/ynr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES