16 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

OMS alerta sobre graves sequelas neurológicas da encefalite.

OMS alerta sobre graves sequelas neurológicas da encefalite.

Genebra, 22 de fev (Prensa Latina) Com uma alta taxa de mortalidade que varia entre cinco e 20 porcento dos casos, a encefalite é hoje considerada uma doença com graves sequelas neurológicas, destacou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por ocasião deste 22 de fevereiro, Dia Mundial da Encefalite, aquela agência de saúde alertou que mais de 20 por cento das pessoas que a sofrem e conseguem sobreviver têm sequelas permanentes.

A encefalite é a inflamação do tecido cerebral, e se a inflamação também afeta as meninges é chamada de meningoencefalite, e os especialistas a consideram uma emergência médica e, embora suas manifestações clínicas sejam variadas, é comum a presença de febre, dor de cabeça e início súbito de sonolência.

Distúrbios comportamentais, desorientação, distúrbios de linguagem ou convulsões também são frequentes.

Estima-se que, atualmente, em mais de 40% dos casos não seja possível obter um diagnóstico causal preciso, pois as encefalites ocorrem por motivos muito diversos: infecciosas pelo ataque de um vírus, bactéria ou fungo, por um agente tóxico ou autoimune, e às vezes associados a tumores e proteínas que atacam os neurônios.

Os especialistas da OMS indicam que essas diferentes causas devem ser levadas em consideração em todos os pacientes, pois o tratamento depende dessa variedade e deve ser iniciado muitas vezes antes que todos os resultados laboratoriais estejam disponíveis.

Graças aos programas de vacinação, tanto para crianças como para adultos, e à crescente implementação de medidas de higiene e saúde pública, o número de encefalites de origem infecciosa está em declínio acentuado, segundo as estatísticas daquela organização.

Cada vez mais casos de encefalite autoimune estão sendo identificados e tratados, nos quais a predisposição genética e as causas ambientais – como infecções virais anteriores e até contaminação – são possíveis fatores de risco para o desenvolvimento

desse tipo de encefalite.

Independentemente de que incrementam-se os casos por outros motivos, o virus do herpes simple,o Epstein-Barr, o VIH e os virus da varicela,(naw pessoas não vacinadas) continuam sendo a causa mais frequente a nível mundial.

jcm/crc/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES