2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente italiano se reúne com conselheiro de Estado chinês

Presidente italiano se reúne com conselheiro de Estado chinês

Roma, 17 de fevereiro (Prensa Latina) O presidente da Itália, Sergio Mattarella, reuniu-se hoje com o conselheiro de Estado chinês para Política Exterior, Wang Yi, ex-chanceler daquele país, com quem discutiu o fortalecimento das relações entre os dois países.

Segundo nota divulgada no site oficial da Presidência da República, Mattarella recebeu Wang, também diretor do Gabinete da Comissão Central de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China, na manhã desta sexta-feira, com quem tratou do assunto várias questões bilaterais e internacionais.

No âmbito de uma intensa agenda de trabalho, Wang manteve contactos na tarde da passada quinta-feira com o chanceler italiano, Antonio Tajani, a quem manifestou que o gigante asiático está disposto a aprofundar a cooperação estratégica abrangente com esta nação.

Pequim e Roma “podem retomar totalmente os intercâmbios e a cooperação em vários campos, e agir o mais rápido possível para recuperar o tempo perdido devido à epidemia” de Covid-19, indica uma nota divulgada pelo alto funcionário chinês após essa reunião.

O Itamaraty destaca em seu site oficial que naquele encontro Tajani agradeceu o aumento das exportações italianas para a nação asiática, que cresceram 5,0% em 2022 em relação ao ano anterior, e enfatizou a importância de reequilibrar a balança comercial. com a China, principal parceiro comercial de seu país naquele continente.

Por sua vez, o diplomata chinês enfatizou que sua nação “está disposta a importar mais produtos italianos de alta qualidade e espera que a Itália proporcione às empresas chinesas um ambiente de negócios justo, transparente e não discriminatório”.

Vários assuntos internacionais foram discutidos, incluindo a atual guerra entre a Ucrânia e a Rússia, sobre a qual ambos os funcionários concordaram com a necessidade de “promover a paz através do apoio da diplomacia”, disse o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

O alto responsável do país asiático pediu a Tajani um “contributo positivo para o desenvolvimento das relações entre a União Europeia e a China”, ao mesmo tempo que garantiu a vontade de Pequim de “defender juntamente com a Itália as regras das relações internacionais baseadas nos propósitos da Carta das Nações Unidas”.

Ambos concordaram com a necessidade de “apoiar e praticar conjuntamente o multilateralismo, bem como promover a democratização das relações internacionais e a globalização econômica”.

Terminada a visita a Itália, Wang prevê deslocar-se à Alemanha para participar na LIX Security Conference, em Munique, que começa esta sexta-feira e decorrerá até 19 de fevereiro naquela cidade alemã.

mem/orth/dnsa

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES