3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Programa de entrega de casas a carentes é retomado no Brasil

Programa de entrega de casas a carentes é retomado no Brasil

Brasília, 14 fev (Prensa Latina) O Governo do Brasil vai relançar hoje o programa Minha Casa, Minha Vida criado em 2009 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o objetivo de facilitar a entrega de moradias para famílias carentes.

Lula anunciará a reativação do plano no município de Santo Amaro, região do Recôncavo Baiano, na Bahia (nordeste). Na cidade, serão entregues dois conjuntos de casas com um total de 684 apartamentos.

Essas unidades habitacionais na localidade foram inicialmente contratadas em 2013 e já estavam quase concluídas.

No entanto, eles foram abandonados por alguns anos e tiveram que ser reformados.

O programa incluirá a possibilidade de arrendamento social, aquisição de habitação urbana usada e opções de famílias nas ruas.

Ao todo serão entregues 2,7 mil unidades habitacionais simultaneamente em nove municípios de seis estados.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, participou neste sábado da vistoria dos imóveis do plano que será entregue por Lula.

“Aqui em Santo Amaro seguimos essa estratégia de concluir as obras rapidamente e poder entregar em breve as casas para a população. Faremos o mesmo em cidades de todo o país. Assim, evitamos a burocracia de ter que contratar outra empresa para fazer os reparos necessários”, afirmou Costa.

Segundo a pasta, a rápida reforma dos imóveis abandonados foi resultado de um convênio firmado entre o governo federal e o estado da Bahia, algo que o Executivo quer reproduzir em outras localidades. Minha Casa Minha Vida foi criada no segundo governo de Lula, com o objetivo de diminuir o déficit habitacional do País.

Em 10 anos, 5,5 milhões de unidades residenciais foram contratadas e cerca de quatro milhões entregues.

Desmantelado após o golpe parlamentar judicial contra a ex-presidente presidente Dilma Rousseff em 2016 e ainda mais durante o governo do derrotado presidente Jair Bolsonaro, a iniciativa atingiu 1,6 milhão de domicílios inacabados, ainda contratados pelo governo anterior, e nas áreas rurais cerca de 27.000 foram registrados para entregar.

Atualmente, pelo menos 281.472 brasileiros vivem sem moradia (sem teto) no gigante sul-americano, número que representa um aumento de 38% em relação a 2019, período pré-pandemia da Covid-19.

Segundo estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o salto foi de 211% em uma década, já que em 2012 havia 90.480 desabrigados.

mem/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES