16 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Os sonhos de Neto em Angola, a visão de um amigo (+Fotos)

Os sonhos de Neto em Angola, a visão de um amigo (+Fotos)

Luanda, 1º de fevereiro (Prensa Latina) As idéias de Agostinho Neto germinam e crescem em Angola com cada escola aberta para crianças e adolescentes, disse hoje um amigo do ex estadista, Doutor em Ciências Oscar Oramas.

Mesmo no meio do esforço de guerra, a prioridade do Presidente Neto era a educação; preparar o povo para governar o país, disse o pesquisador, que foi o primeiro embaixador de Cuba na nação africana.

Uma vez derrotada a máquina do domínio português, “tudo tinha que ser feito, o Estado angolano tinha que ser construído”, e isso só foi possível se muitos jovens entrassem no mundo da educação, daí a partida nos anos 70 de milhares de bolsistas para estudar em Cuba e em outros países, ele lembrou.

Era a necessidade histórica de fundar o estado” e Neto insistiu no papel da cultura como fonte de desenvolvimento econômico e bem-estar para os angolanos, Oramas apontou em conversa com dezenas de alunos e professores do Centro de Formação Musical e Artes Cênicas, na província de Bengo.

Antes de iniciar a palestra e a rodada de perguntas e respostas, o ex-embaixador teve a oportunidade de apreciar a atividade docente da escola nas manifestações de música, dança e teatro, bem como a excelência de seus meios técnicos e um concerto de despedida.

Os estudantes de artes cênicas foram os mais dispostos a fazer perguntas ao convidado, um diplomata que durante 25 anos esteve diretamente ligado a eventos na África.

Eles perguntaram sobre o caráter e o pensamento de Neto, o surgimento de laços com Cuba, as lutas anticoloniais no sul do continente e as lembranças pessoais do orador que também era na época o líder do Movimento Popular pela Libertação de Angola (MPLA).

Ele falou de Che Guevara, Fidel Castro e da Ilha da Juventude, onde mais de algumas famílias cubanas aprenderam a cozinhar pratos tradicionais angolanos ou deixaram a marca da irmandade nos nomes de seus filhos.

Ele também falou sobre os motivos acadêmicos para escrever o livro “Dr. Agostinho Neto: um homem excepcional de sua época”, cuja primeira edição em português será apresentada amanhã em Luanda, no Memorial onde repousam os restos mortais do Herói Nacional.

jcm/mjm/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES