15 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A ativista paraguaia diz que a onda de femicídios é uma pandemia

A ativista paraguaia diz que a onda de femicídios é uma pandemia

Assunção, 1º de fevereiro (Prensa Latina) A ativista dos direitos da mulher paraguaia Liliana Zayas disse hoje que a onda de casos de feminicídio tem o status de pandemia porque é um fenômeno global, também visível em seu país.

Zayas disse que o Paraguai não é estranho a esta situação e que para enfrentá-la será necessário um alto nível de educação em todos os níveis da sociedade, informou o jornal Hoy.

Ela considerou que nesta nação sul-americana o problema é acentuado por conceitos e práticas machistas presentes na comunidade como um todo e replicados pelas famílias.

O especialista apontou que a concepção errônea da mulher como “propriedade” determina a atitude machista de muitos homens, que sentem que têm o direito de maltratar seus parceiros.

É evidente a supremacia de tudo o que é masculino e a subordinação das mulheres; este sentimento de propriedade e desigualdade, que é contrário à Constituição Nacional”, disse ela.

O Paraguai registrou 47 feminicídios em 2022 e alguns deles foram consumados por negligência nos mecanismos de proteção às vítimas, de acordo com o Centro Nacional de Documentação e Estudos.

A diretora desta organização dedicada à pesquisa e educação, Myriam Angélica González, declarou recentemente que o número médio de assassinatos de meninas e mulheres relacionados ao gênero permaneceu em 50 casos por ano por quase uma década.

Segundo a ABC Color, González atribuiu estes números a falhas nos sistemas de apoio às mulheres, a maioria das quais, de acordo com a ABC Color, morreu violentamente depois de fazer repetidas reclamações.

O Estado é diretamente responsável por não agir ou evitar esses crimes a tempo”, disse ela, acrescentando que 90% desses crimes ocorreram dentro da família ou no relacionamento de um casal.

Ela disse que o governo deveria promover a igualdade de direitos para homens e mulheres, conforme estabelecido pela lei paraguaia.

jcm/mpv/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES