9 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Expectativa de sessão parlamentar e ultimato presidencial no Peru

Parlamento-Peru

Expectativa de sessão parlamentar e ultimato presidencial no Peru

Lima, 30 jan (Prensa Latina) O Peru aguarda hoje com expectativa a tênue possibilidade de que o Congresso desbloqueie a antecipação das eleições como alívio da crise político-social, incitada por uma espécie de ultimato presidencial e uma nova morte.

Em meio à onda de manifestações populares exigindo a renúncia da presidente Dina Boluarte, o Parlamento vai reconsiderar um projeto de antecipação de eleições presidenciais e legislativas que foi rejeitado na última sexta-feira pelo plenário do Congresso.

O projeto atende formalmente à demanda dos protestos, a retirada do presidente neste ano e não em 2024 conforme aprovado pelo Congresso, e marca o primeiro turno eleitoral para outubro e a posse dos eleitos em 2024.

Os votos contra invocaram motivos diversos e a esquerda o fez descartando sua exigência de que houvesse um referendo nas eleições sobre a relevância de uma constituinte.

Diante disso e após a primeira morte de um manifestante na noite de sábado em Lima, a presidente levantou em mensagem que se não houver consenso hoje no Congresso, ela apresentará duas iniciativas para atenção imediata.

Trata-se, explicou, de uma reforma para que as eleições sejam este ano e prevê que o Congresso aprove outras normas eleitorais antes de 28 de fevereiro deste ano, para deixar sem efeito a que estabelece que as regras não sejam modificadas durante o ano anterior às eleições

Tal medida atenderia ao requisito de ter tempo para aprovar reformas eleitorais conforme sua conveniência, segundo a esquerda.

A proposta de Boluarte não atende à demanda dos protestos e das bancadas de esquerda por um referendo sobre a constituinte, tema que, segundo ele, “é usado por algumas forças políticas para minar qualquer solução democrática para a situação atual”.

Ele apenas propôs propor ao próximo Parlamento que debata a reforma total da Constituição de 1993 e que o resultado seja submetido a referendo, apesar de uma pesquisa hoje mostrar que 69 por cento são a favor de uma constituinte.

O presidente apenas se referiu aos protestos para atacar seus excessos e não se dirigiu aos manifestantes que realizam uma segunda onda desde 4 de janeiro, com saldo de 47 mortes desde dezembro.

No contexto da mensagem, a pesquisa do Instituto de Estudos Peruanos indicou que 71% desaprovavam a gestão de Boluarte e 76% compartilhavam a exigência de sua renúncia.

jf/sra/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES