21 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Denunciados no Brasil 54 apoiadores boslonaros por golpe de Estado.

Denunciados no Brasil 54 apoiadores boslonaros por golpe de Estado.

Brasília, 23 de jan (Prensa Latina) O Ministério Público do Brasil denunciou hoje outros 54 seguidores do presidente derrotado Jair Bolsonaro por atos de golpe de Estado e vandalismo perpetrados contra a sede dos três ramos do governo na capital em 8 de janeiro.

Os manifestantes extremistas foram presos no acampamento em frente ao quartel general do exército em Brasília.

Um total de 98 pessoas foram denunciadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e esta é a terceira acusação apresentada pela Procuradoria Geral da República.

O primeiro analisou os 39 detentos no Senado e, no segundo, cinco foram presos por sua participação nos ataques contra o STF.

Os réus podem ser acusados de incitação ao crime, o que é equiparado à animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais, bem como de associação criminosa.

Na acusação, o coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Anti-democráticos, procurador geral adjunto Carlos Frederico Santos, declarou que “havia uma estrutura evidente para garantir a perenidade, estabilidade e permanência” dos terroristas que defendiam a tomada do poder.

Agora, o plenário do STF decidirá se aceita a denúncia e converte os acusados em prisioneiros. Ainda não foi definida uma data para o julgamento.

O PGR também está solicitando que a prisão preventiva dos 54 réus seja substituída por medidas cautelares.

Segundo o documento, a soma das sentenças não excede quatro anos, condição estabelecida no Código de Processo Penal para a imposição de prisão provisória.

Entre as medidas cautelares sugeridas pelo Ministério Público estão a proibição de acesso às redes sociais, de contato com os demais réus e com qualquer estabelecimento militar e seus arredores, com uma distância mínima de 500 metros.

Santos também indicou que, ao ir ao Quartel General do Exército, o acusado aderiu a uma associação que, de acordo com as características, já era estável e perene, e tinha como objetivo a comissão de crimes contra o Estado Democrático de Direito.

O juiz do STF Alexandre de Moraes ordenou na segunda-feira a abertura de mais seis investigações para analisar a conduta dos golpistas envolvidos nos atos de terrorismo.

Com pedidos de intervenção militar e rejeição da posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, grupos de apoiadores radicais bolonheiros marcaram 8 de janeiro na história nacional ao invadir e saquear o Congresso Nacional da capital, o STF e a Presidência.

jcm/ocs/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES