5 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Realizada mais uma operação para prender líderes golpistas no Brasil

Realizada mais uma operação para prender líderes golpistas no Brasil

Brasília, 20 jan (Prensa Latina) A Polícia Brasileira realiza hoje mais uma operação para prender outros suspeitos de envolvimento nas invasões golpistas de 8 de janeiro, em repúdio à tomada de poder por Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O órgão de segurança protagoniza a primeira fase da chamada operação Lesa Pátria, que tem como alvo os financiadores e participantes dos atos terroristas daquela data em Brasília, perpetrados por radicais partidários do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A ação foi decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que expediu oito mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão.

Tais dispositivos são cumpridos no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Para o STF, “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de extinção violenta da Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, associação ilícita, incitação ao crime e destruição de bens especialmente protegidos”.

A Polícia Federal (PF) prendeu ontem um suspeito de liderar e financiar ações sectárias e vândalos contra o resultado das eleições de outubro.

Sem divulgar o nome, o sujeito é apontado como responsável por custear e mobilizar bloqueios de rodovias no Rio e foi localizado em uma pousada no estado do Espírito Santo (sudeste). A ação teve como alvos outros duas pessoas sob investigação por liderar atos extremistas.

Na segunda-feira, a PF prendeu uma pessoa no Rio e depois uma mulher, alvo da operação, se entregou à polícia. Além das prisões temporárias, a polícia cumpriu cinco mandados de busca e apreensão.

Segundo a instituição, durante a investigação, “foi possível colher provas capazes de vincular os investigados na organização e liderança dos eventos”.

O STF espera que a análise dos detidos envolvidos nos golpes e saques nas sedes do Congresso Nacional, do tribunal superior e da Presidência da República seja concluída nesta sexta-feira.

Segundo a Justiça, a inquirição dos presos é feita pelo ministro Alexandre do Moraes, do STF e, até o momento, os autos de 574 presos foram julgados: 354 foram presos em flagrante convertidos em preventivos e 220 pessoas obtiveram liberdade provisória através de medidas cautelares. Até a última atualização, foram realizadas 459 audiências de custódia, sob a coordenação da Corregedora do Conselho Nacional de Justiça.

Ao todo, 946 foram realizadas por magistrados do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e 513 por desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

mem/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES