29 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Votação na Câmara dos Deputados e migração, temas semanais nos EUA

Camara-EEUU-1-2

Votação na Câmara dos Deputados e migração, temas semanais nos EUA

Washington, 7 jan (Prensa Latina) A falta de consenso para eleger o líder da Câmara Baixa do Congresso dos Estados Unidos e as mudanças na política de imigração do atual governo ganharam destaque nas manchetes da semana que termina hoje.

A divisão que distingue o Partido Republicano ficou evidenciada quando os integrantes daquele partido não conseguiram chegar a um acordo para nomear o novo presidente da Câmara dos Deputados.

Depois de 13 votos em que o aspirante a porta-voz daquele órgão, Kevin McCarthy, não alcançou os 218 votos necessários para o cargo, os legisladores concordaram em adiar a sessão no início deste fim de semana.

As regras da Câmara exigem que os membros do Congresso continuem votando até que alguém obtenha 218 votos, um número que é apenas uma fração dos 222 republicanos que compuseram a Câmara após as eleições de novembro do ano passado.

A situação, cujo precedente mais recente ocorreu há exatamente um século, foi previamente prevista por analistas e mídia especializada devido à recusa manifestada por um grupo de congressistas ultraconservadores em apoiar McCarthy, que até o mês passado era líder da minoria.

O impasse contínuo deixa a Câmara no limbo, já que os legisladores devem primeiro escolher um orador antes de passar para outros assuntos no novo Congresso.

Enquanto isso, os democratas acenaram por unanimidade ao líder da minoria, o deputado Hakeem Jeffries, de Nova York, que, com 212 votos de seus correligionários, acabou com mais apoio do que o candidato da tenda vermelha.

Isso, dizem os observadores, constitui um começo desfavorável para os republicanos ao propor um confronto entre McCarthy e um pequeno grupo de membros de extrema-direita próximos ao ex-presidente Donald Trump (2017-2021), que prometeu permanecer unido para negar-lhe o cargo de porta-voz martelo.

O atual presidente, Joe Biden, criticou a incapacidade dos republicanos de escolher o novo líder e descreveu suas brigas públicas como uma vergonha para o país. Para Biden, o show com o bloqueio na Câmara não é “problema” dele, mas lamentou que “o resto do mundo esteja vendo”.

Por outro lado, no final da semana, o ocupante da Casa Branca anunciou novas medidas adotadas por seu governo e segundo as quais aqueles que buscam entrar ilegalmente serão expulsos para o México com efeito imediato.

As regras vão expandir e simplificar os caminhos regulatórios para uma migração ordenada e trazer novas consequências para aqueles que não as usam, disse a Casa Branca em um comunicado oficial.

Dessa forma, aumentarão as remoções aceleradas de pessoas que tentarem entrar ilegalmente nos Estados Unidos e que não forem deportadas pelo Título 42, que serão enviadas de volta ao México e sujeitas a uma proibição de reentrada de cinco anos.

No entanto, de acordo com o anúncio, o governo dos Estados Unidos ampliará o processo da chamada liberdade condicional para cidadãos da Nicarágua, Cuba, Venezuela e Haiti.

Se cumprirem as condições, até 30 mil pessoas por mês desses quatro países poderão viajar para os Estados Unidos por um período de dois anos e receber autorização para trabalhar.

A administração democrata também pretende receber até 20.000 refugiados de países da América Latina e do Caribe durante os anos fiscais de 2023 e 2024.

Isso coloca os Estados Unidos a um passo de triplicar as admissões do Hemisfério Ocidental apenas neste calendário fiscal, apontou a Casa Branca.

O Título 42, que deveria ter sido revogado em 21 de dezembro, foi uma ordem de saúde pública adotada durante o governo Trump que permite ao governo rejeitar migrantes citando a pandemia de Covid-19. ro/adr/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES