8 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ministro de El Salvador nega militarização da sociedade

Ministro de El Salvador nega militarização da sociedade

Salvador, 3 jan (Prensa Latina) O ministro da Defesa de El Salvador, René Merino, negou hoje que a sociedade de seu país seja militarizada, como alegam setores contrários ao governo do presidente Nayib Bukele.

Ver soldados nas ruas não significa que a sociedade salvadorenha esteja militarizada, as Forças Armadas só dão apoio à Polícia Nacional em tarefas de segurança, a oposição só busca impactar a comunidade internacional, afirmou o Vice-Almirante da Marinha.

Merino percorreu áreas da cerca que as autoridades mantêm sobre a comunidade Tutunichapa como parte da fase V do Plano de Controle Territorial (PCT), aplicado desde 3 de dezembro por decisão de Bukele.

Durante a sua passagem pela zona, o militar recebeu o apoio dos moradores para a diminuição dos homicídios, extorsões, roubos e outros crimes que atingiam a população, segundo nota da Casa Presidencial.

O ministro assegurou que já é notória a confiança da população, algo que antes não acontecia quando as forças de segurança representavam apenas a repressão.

A população está feliz e podemos ver os resultados. Foi possível reduzir a presença de quadrilhas nas comunidades e a questão da extorsão também foi reduzida de forma abismal, destacou.

Merino disse que as cercas estabelecidas em Tutunichapa e La Granjita serão mantidas para continuar operando contra o crime organizado.

Agora nesses lugares a população vive um ambiente diferente. Instituições locais também estão apoiando atividades de recuperação da área, como a recuperação de ruas, disse Merino.

Ele garantiu que o PCT não é para reprimir e recuperar territórios, mas também para trazer oportunidades para as pessoas, evitar que os jovens voltem a se envolver com gangues e capacitar as pessoas para o empreendedorismo.

Ele destacou que nove em cada dez salvadorenhos avaliaram positivamente o trabalho realizado em matéria de segurança pública para trazer paz e tranquilidade às famílias, segundo a casa de pesquisa CID Gallup.

O Ministro da Defesa destacou que em 2023 todos os membros de gangues continuarão sendo retirados das ruas e cercas de segurança continuarão sendo instaladas em todos os locais onde for necessário, até que a extração definitiva desses criminosos seja alcançada.

Merino também destacou o número de dias, 169, sem homicídios no país no ano de 2022, atingindo uma taxa de 7,8 óbitos por essa causa por 100 mil habitantes. São desafios, sublinhou, que temos de manter e superar.

mgt/lb/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES