3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Janeiro nem sempre é o primeiro mês do ano (+Fotos)

Janeiro nem sempre é o primeiro mês do ano (+Fotos)

Havana, 29 de dez (Prensa Latina) As comemorações do Ano Novo são tão normais em nossas culturas que muitos ficarão surpresos ao descobrir países onde seu primeiro dia do ano não será exatamente 1º de janeiro de 2023.

Enquanto a maior parte do mundo se prepara para as festas, as nações da África e do Oriente Médio não comemoram o advento do ano novo nessas datas, seja por motivos culturais ou religiosos.

Entre os mais significativos está a República Islâmica do Irã, cujo festival anual mais importante é o Nowruz ou New Day, que sempre começa no primeiro dia da primavera no momento exato do equinócio.

O calendário persa é baseado em um ano solar e tem aproximadamente 365 dias de duração, um ano que abrange quatro estações, começando quando o sol parece cruzar o equador do hemisfério sul para o norte, visto do centro da Terra. ano novo começa em março.

Israel, por sua vez, o espera entre setembro e outubro, pois são consideradas as datas em que, segundo a tradição religiosa, Deus criou o mundo e suas festas duram 10 dias, conhecidas como Dias de Reflexão e terminam com Yom Kippur ou Dia do Perdão.

Nesta região, muitas nações muçulmanas celebraram o início do Ano Novo Islâmico, também chamado de Ano Novo Árabe ou HijrÄ”, em 28 de julho de 2022.

Embora muitos países islâmicos sigam o calendário gregoriano solar, o calendário lunar é usado para calcular as datas de feriados religiosos e celebrações importantes.

Uma vez que o HijrÄ” é baseado nos movimentos da lua, o calendário muçulmano tem apenas 354 ou 355 dias de duração, tornando-o cerca de 11 dias mais curto do que o calendário solar gregoriano de 365 dias (366 em anos bissextos).

Umar I, o segundo califa muçulmano, instituiu tal calendário em 639 DC. como parte de uma tentativa mais ampla de padronizar, organizar a vida e as tradições islâmicas e, possivelmente, diferenciá-las daquelas usadas por outras religiões.

Na Etiópia e na Eritreia, o Ano Novo ou Enkutatash é comemorado em setembro, especificamente no dia 11 de acordo com o calendário gregoriano, ou no primeiro dia do mês de Meskerem, de acordo com o etíope.

Enkutatash significa Presente de Jóias e marca o fim da estação chuvosa, esta data também está ligada ao retorno da Rainha de Sabá à Etiópia após a visita do Rei Salomão a Jerusalém.

Nesse dia, os etíopes dão uns aos outros margaridas amarelas que simbolizam o Sol, um dos rituais é a queima de um abeto ou eucalipto, na praça principal da capital é acesa uma fogueira, em volta da qual as pessoas dançam e tocam tambores.

Segundo as crenças, após a queda, a árvore queimada indica com sua copa uma área onde se espera a maior colheita.

Coincidências ou não, meses antes ou meses depois, a verdade é que independentemente de qualquer data, cultura ou religião, o novo ano marca um início diferente, onde a esperança num futuro melhor vai sempre ao encontro das expectativas de todos.

jha/ycv / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES