2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Homenagem ao danzón, a dança nacional de Cuba

danzon-300x200

Homenagem ao danzón, a dança nacional de Cuba

Havana, 28 de dez (Prensa Latina) O danzón, dança nacional de Cuba, será homenageado hoje com bailes em diferentes espaços públicos do país, como parte do dia de comemoração do 64º aniversário do triunfo da Revolução.

Conforme informado pelo Ministério da Cultura, a atividade central acontecerá em sua própria sede com a apresentação da Orquestra Failde, da cidade de Matanzas, berço deste gênero musical, e os bailarinos dos clubes Amigos del Danzón desta capital.

Desde 23 de dezembro passado até 8 de janeiro, o sistema de instituições que a cultura cubana desenvolveu um amplo programa nacional de comemorações sob o lema Reunir e vencer.

O objetivo fundamental é fortalecer os laços entre os cubanos, explicou Agustín Pérez, diretor de Programas Culturais do Ministério da Cultura da ilha caribenha, em coletiva de imprensa.

“O que melhor do que a cultura para poder gerir, promover ou garantir que estes processos de intercâmbio se desenvolvam, fundamentalmente nas comunidades”, sublinhou.

Ele explicou que o principal epicentro das propostas serão os bairros e comunidades da nação antilhana.

A rede de mais de duas mil instituições culturais do país será o cenário propício para gerar uma programação artística voltada para todos os interesses, diferentes faixas etárias e populações, disse.

O governante explicou que, no entanto, as comunidades, os bairros, continuam a ser os espaços fundamentais para realizar todo o processo de mobilização, homenagem e celebração neste novo aniversário do triunfo de 1 de janeiro de 1959.

Até 30 de dezembro realiza-se o dia Cuba Va, que vai concentrar inúmeras propostas musicais, dançantes e teatrais, incluindo 131 concertos, tanto nas sedes de instituições culturais como em praças, parques e círculos sociais das comunidades.

“Todas as províncias do país terão a possibilidade de usufruir do melhor dos catálogos musicais, tanto provinciais como nacionais”, disse.

Pérez expressou que o objetivo é promover o talento da música popular e tradicional cubana para que o povo celebre, sinta-se bem, compartilhe, divirta-se e dance.

Ele informou que também serão convocados os grandes movimentos de bailarinos do país: casineros, soneros, rumberos, além de improvisadores e poetas improvisadores para fazerem parte dessas ações.

Segundo o governante, 65 ativações da guerrilha cultural do 50º Aniversário, da Brigada de Instrutores de Arte José Martí, terão lugar em igual número de territórios da ilha.

Às atividades juntar-se-á a iniciativa Com a minha brigada na vossa comunidade, que se articula com o sistema de Casas de Cultura e a Associação Hermanos Saíz de jovens criadores.

oda/mml / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES