2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolívia atingida por nova onda de Covid-19

Bolívia atingida por nova onda de Covid-19

La Paz, 12 dez (Prensa Latina) Depois de uma semana em que o Ministério da Saúde registrou mil casos diários de Covid-19 e previu um pico para janeiro, as autoridades bolivianas convocaram hoje a responsabilidade da população.

“Nas semanas em que chegamos com essas variantes, que são quatro, o número de casos está aumentando muito”, disse o diretor nacional de Epidemiologia, Freddy Armijo, que estimou o aumento de casos notificados em 203% no últimos sete dias. O epidemiologista insistiu, em declarações ao jornal La Razón, que o aumento continua e desde 7 de dezembro a tendência é de mais de mil infectados todos os dias.

Ele considerou que aparentemente as novas subvariantes do coronavírus SARS-CoV-2 parecem ser responsáveis pelo que chamou de sexto surto que o país serrano enfrenta nos quase três anos de presença da pandemia.

“Estamos entrando em uma nova onda, porque duas novas subvariantes foram detectadas no país, BQ.1 e BQ.1.1, que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) são classificadas como variantes de pesquisa”, expressou.

Ele alertou que estes são entre 20 e 30% mais contagiosos do que os identificados durante a quinta onda.

Ele informou que, por enquanto, as amostras colhidas nos departamentos de Santa Cruz e La Paz deram positivo para essas novas subvariantes, embora tenha destacado que mais estudos estão sendo realizados porque sua presença em outras regiões do país não está descartada.

Armijo reiterou que é importante retomar as medidas de biossegurança relaxadas durante a desaceleração da quinta onda e recorrer à vacinação como a forma mais segura de enfrentar o novo surto.

Ele descreveu que, por enquanto, a ascensão da doença está apenas começando a acelerar, e que o pico é esperado dentro de um mês, com comportamento semelhante ao observado durante a quinta onda.

As estatísticas da pasta da Saúde indicam que no seu auge a quinta vaga somou 204 mil infeções e a taxa de letalidade foi a mais baixa desde o início da doença com apenas 0,1%.

De acordo com as previsões epidemiológicas na Bolívia, espera-se que durante a sexta onda o comportamento seja semelhante, ao contrário da quarta quando os casos positivos chegaram a 406 mil.

jf/jpm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES