8 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Moscou denuncia tentativas de expulsar a Rússia do Cáucaso

Moscou denuncia tentativas de expulsar a Rússia do Cáucaso

Moscou, 10 de dezembro (Prensa Latina) Moscou observa as intenções do Ocidente de reduzir sua interação com Baku e Yerevan, pois pretende expulsar a Rússia do sul do Cáucaso, disse hoje Denis Gonchar, diretor do quarto departamento do Ministério das Relações Exteriores .

Segundo Gonchar, persiste o desejo persistente de cortar os formatos trilaterais da Rússia com o Azerbaijão e a Armênia, com o claro objetivo de expulsar a Federação daquela região.

É indicativo que Washington e Bruxelas tenham medo de mencionar a Rússia de forma positiva e reconheçam o papel fundamental dos acordos trilaterais para a normalização das relações armênio-azerbaijanas, observou o diplomata.

A Rússia também está observando as atividades da missão de observação temporária da União Europeia na Armênia, bem como as tentativas de organizar a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa na região, disse ele.

Ao mesmo tempo, Gonchar lembrou que foi graças aos esforços do comando das forças de manutenção da paz russas em contato com os dois lados que a escalada de tensão de setembro na área de fronteira armênio-azerbaijana foi interrompida.

A pedido do lado armênio, a Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO) também tomou rapidamente uma série de medidas, a fim de avaliar a situação no terreno, elaborou o envio de uma missão de observação às regiões fronteiriças da Armênia, observou ele .

A situação nas regiões fronteiriças foi discutida em detalhes na reunião anual do Conselho de Segurança Coletiva do CSTO realizada em Yerevan em 23 de novembro, acrescentou o diplomata russo.

Ele também especificou que, em caso de interesse do lado armênio, as decisões necessárias sobre o envio de uma missão de observação do CSTO para a região serão tomadas rapidamente.

A maioria dos membros do CSTO vê uma solução de longo prazo para as questões de fronteira entre Baku e Yerevan por meio da implementação dos acordos trilaterais dos líderes da Rússia, Azerbaijão e Armênia, incluindo aquele sobre a delimitação da fronteira, concluiu. .

mem/gfa

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES