4 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Senado brasileiro analisa proposta que visa financiar auxilio

Senado brasileiro analisa proposta que visa financiar auxilio

Brasília, 6 dez (Prensa Latina) A Comissão de Constituição e Justiça do Senado vai analisar hoje a chamada Proposta de Emenda Constitucional de Transição (PEC), que visa financiar o Auxilio Brasil, programa de assistência social programa que passará a se chamar Bolsa Família.

A PEC pretende manter o Bolsa Família de 600 reais (112 dólares) por mês, mais um adicional de 150 reais (75 dólares) para crianças de até seis anos de idade.

Inicialmente, a ideia do governo eleito era que o programa fosse excepcional dentro do teto de gastos, regra que limita o crescimento do consumo à inflação, por quatro anos.

Aliados do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva costuraram o acordo para que a PEC seja promulgada até o dia 16 de dezembro.

Tal prazo é necessário para que as novas regras sejam incorporadas ao orçamento de 2023 e, com isso, o Bolsa Família no novo formato possa ser pago a partir de 1º de janeiro.

O autor da PEC de Transição, senador Marcelo Castro, afirmou que o conteúdo deve sofrer mudanças e o período em que o Bolsa Família ficará fora da regra do teto de gastos provavelmente será reduzido de quatro para dois anos.

Segundo o parlamentar, a ideia de usar o texto para financiar as despesas deste ano e liberar as emendas orçamentárias sigilosas é uma ideia “ainda em discussão e negociação”.

Além de garantir os recursos para custear o Bolsa Família no valor de 600 reais, a carta apresentada por Castro busca recompor o orçamento para programas considerados essenciais pela equipe de Lula.

“Provavelmente a PEC será modificada para dois anos, porque foi apresentada para quatro. Mas, como há muita resistência”, alertou Castro.

Ele disse que há um grupo expressivo de senadores e deputados defendendo um calendário, e todos os técnicos defendem que deveria ser pelo menos dois, “estamos trabalhando para que a PEC seja aprovada por dois anos”, frisou.

jha/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES