3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolívia garante estabilidade macroeconômica e políticas sociais

Bolívia garante estabilidade macroeconômica e políticas sociais

La Paz, 23 de novembro (Prensa Latina) O presidente da Bolívia, Luis Arce, afirmou hoje em sua conta no Twitter que o Orçamento Geral do Estado para o próximo ano (PGE 2023) garante estabilidade macroeconômica e políticas sociais.

“Com o PGE 2023, garantimos estabilidade macroeconômica com crescimento do PIB de 4,86% para o próximo ano, cuidando da sustentabilidade das finanças, aprofundamos a industrialização com substituição de importações e fortalecemos o aparato produtivo”, escreveu nas suas redes sociais.

Arce sustentou em outro twitter que o país continuará a execução das políticas sociais com redistribuição dos excedentes.

“Vamos consolidar as políticas de acesso universal e gratuito à saúde e à educação”, acrescentou, oferecendo garantias de um investimento público de quatro bilhões de dólares, 42 por cento dos quais no setor produtivo.

Referindo-se ao assunto, o ministro da Economia e Finanças, Marcelo Montenegro, confirmou que o Poder Executivo encaminhou o projeto PGE 2023 à Assembleia Legislativa Plurinacional em 31 de outubro de 2022, conforme estabelecem os prazos constitucionais para sua respectiva análise e tratamento.

Ele reiterou que o documento busca aprofundar o processo de industrialização com substituição de importações, fortalecer o aparato produtivo com políticas de incentivo e promoção da produtividade e dar continuidade à execução de políticas sociais com redistribuição de excedentes.

Referindo-se aos indicadores macroeconómicos, descreveu que se espera uma taxa de inflação de 3,57 pontos percentuais, na balança fiscal um défice de -7,49 por cento; e em termos de taxa de câmbio, manter a política cambial dos dois anos de administração do Governo Arce.

Quanto ao setor educacional, ele especificou que será alocado um orçamento de 26,347 bilhões de bolivianos (mais de três bilhões de dólares), equivalente a 10,8 por cento da PGE consolidada.

Relativamente às políticas sociais, o ministro destacou que o PGE garante os recursos económicos necessários ao pagamento do Prémio Juancito Pinto destinado a evitar o abandono escolar, o Rendimento Dignidade (pagamento mensal, universal e vitalício a pessoas com 60 anos ou mais, residentes no país).

Da mesma forma, garante o Bônus Juana Azurduy, destinado a reduzir a mortalidade materna e infantil, bem como a desnutrição, e ajuda financeira para pessoas com deficiências graves e muito graves.

Também está contemplado manter o subsídio de hidrocarbonetos e alimentos para preservar a estabilidade de preços da cesta familiar.

jha/jpm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES