28 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Costa Rica apresenta no Panamá um projeto em defesa do sapo de vidro

costa-rica-apresenta-no-panama-um-projeto-em-defesa-do-sapo-de-vidro

Costa Rica apresenta no Panamá um projeto em defesa do sapo de vidro

Cidade do Panamá, 18 de novembro (Prensa Latina) A proposta da Costa Rica de oferecer maior proteção às rãs de vidro se destacou na 19ª Conferência das Partes (COP19) que entra hoje no Panamá em seu quinto dia de sessões.

Por iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Energia (Minae) do país vizinho, espera-se que este espécime seja incluído no Anexo II da Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (Cites).

Os sapos de vidro estão em alta demanda no mercado internacional de animais de estimação devido à sua pele transparente e tamanho minúsculo, disseram eles.

Essas características fazem com que essas espécies sejam cobiçadas por colecionadores particulares, vendedores e criadores em todo o mundo.

Quase 50 por cento dos diversos espécimes de sapos de vidro avaliados pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza estão em perigo de extinção, disseram especialistas.

Segundo estudos, essas espécies são mais afetadas pela perda de habitat, mudanças climáticas, doenças emergentes e o comércio de animais exóticos.

A bióloga costarriquenha Shirlely Mendoza, de Minae, admitiu à imprensa que estava muito preocupada com o tráfico global, principalmente na Europa, com um sério problema com a venda de nossa espécie no mercado.

Constatou-se que os preços destas rãs de vidro variam consoante a espécie, quanto mais endêmicas ou raras mais caras, há mesmo dados de que um único exemplar destas espécies pode ser vendido por cerca de 950 euros (984 dólares).

Por sua vez, a vice-ministra panamenha do Meio Ambiente, Diana Laguna, afirmou que como país há um compromisso com esta proposta devido ao perigo crítico de extinção que os anfíbios estão no mundo.

A COP19, até 25 de novembro no Centro de Convenções do Amador, nesta capital, insiste em mensagens claras sobre a atual crise planetária em decorrência das mudanças climáticas, poluição e perda de biodiversidade.

Os delegados do fórum debatem cerca de 52 propostas dos Estados para alterar os Anexos I e II da Convenção, sobre regras comerciais para tubarões, répteis, tartarugas e outras espécies selvagens ameaçadas ou que são fonte de riscos à saúde.

mem/ga/dnsa

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES