4 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China confirma presença de Xi Jinping nas cúpulas do G-20 e da APEC

Xi-Jinping-1

China confirma presença de Xi Jinping nas cúpulas do G-20 e da APEC

Beijing, 11 nov(Prensa Latina) O presidente chinês Xi Jinping viajará para a Indonésia e Tailândia para participar das cúpulas de dignitários do G-20 e da APEC, respectivamente, em sua segunda viagem ao exterior desde 2020, confirmou hoje o chanceler.

Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, indicou em um breve comunicado que o presidente estará em Bali de 14 a 17 de novembro para a reunião do Grupo das 20 economias mais importantes do planeta e depois participará de 17 de novembro a 19 no Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em Bangkok.

Além de falar em ambos os conclaves na próxima semana, Xi Jinping manterá conversas colaterais com seus colegas Joe Biden (Estados Unidos), Emmanuel Macron (França), Macky Sall (Senegal) e Alberto Fernández (Argentina), entre outros dignitários.

Esta é a segunda viagem do líder chinês ao exterior este ano, já que em setembro o Uzbequistão e o Cazaquistão foram seus primeiros destinos desde janeiro de 2020.

Xi deverá apresentar as propostas do gigante asiático para superar os desafios diante do G-20 e da APEC., reafirma o apoio a um modelo comercial aberto, inclusivo e multilateral e destaca a posição contra tendências protecionistas.

Mas o foco será no primeiro encontro presencial com o presidente dos EUA, porque antes disso eles só tiveram várias conversas telefônicas e reuniões virtuais.

O encontro acontecerá em Bali enquanto os atritos entre China e Estados Unidos persistem em diferentes frentes e com maior intensidade nos campos comercial e tecnológico e por conta dos contatos oficiais de Washington com Taiwan.

Biden disse na quarta-feira que pretende discutir vários assuntos com Xi, incluindo o econômico-comercial, a fim de evitar conflitos.

“Quando falarmos, quero definir quais são nossas linhas vermelhas, entender o que ele considera interesses nacionais críticos da China, o que considero interesses críticos dos Estados Unidos, determinar se eles estão ou não em conflito… e procurar resolvê-los”, indico.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da China instou Washington a encontrar um meio-termo, lidar adequadamente com desacordos com Beijing, avançar para uma cooperação mutuamente benéfica e evitar mal-entendidos e erros de julgamento que afastem as relações bilaterais do desenvolvimento saudável e sustentado.

rgh/ymr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES