14 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Questões sociais surgiram nos feriados nacionais do Panamá

Panama1-1

Questões sociais surgiram nos feriados nacionais do Panamá

Cidade do Panamá, 5 nov (Prensa Latina) Temas como corrupção, diálogo social e migração irregular se destacaram nos discursos dos palestrantes no início das Festas Nacionais que marcaram a semana que termina hoje no Panamá.

Do mesmo Tedeum que recordou o 119º aniversário da separação da Colômbia e os 201 anos de independência da Espanha, Dom José Domingo Ulloa pediu a retomada de uma segunda fase das negociações para construir um país com igualdade de oportunidades e ver a corrupção como algo negativo.

O Arcebispo do Panamá também exortou a resgatar a memória histórica das famílias e levar às escolas uma quantidade maior de conteúdos que cultivem a civilidade e o amor ao país.

O Presidente da República, Laurentino Cortizo, foi também mais explícito após as metas e cerimónias de hasteamento da bandeira nacional, posteriormente entregues a ilustres cidadãos como porta-bandeiras, ao referir questões como o aumento do trânsito de viajantes ilegais pelo istmo para Estados Unidos.

O presidente apelou à cooperação regional em referência à passagem pelo Panamá até agora este ano de mais de 200 mil pessoas, muito superior ao ano passado.

Nos últimos sete dias, um dispositivo de ferro foi ativado na operação “Paradas Patriônicas”, na qual participaram mais de 10.000 agentes da Polícia Nacional, dos Serviços Nacionais de Aeronaval, Fronteira, Migração e Saúde para garantir a segurança nas atividades. As cerimónias começaram na madrugada de quinta e sexta-feira com os alvos, missas, hasteamento da bandeira, e depois desfiles que na capital se concentraram em duas vias: a popular Calle 50 e a Cinta Costera, embora também tenha havido celebrações em bairros do capital, como São Miguel.

Uma garoa tenaz não ofuscou o início dos desfiles de bandas e outros grupos escolares e independentes, cujas coreografias e danças típicas homenageavam os fundadores.

O som das trombetas e o bater dos tambores misturados ao barulho das lojas, o emblema nacional se multiplicou nas fachadas dos prédios, nas instituições e até nos carros para enviar mensagens de amor à pátria, segundo participantes nos desfiles.

Por outro lado, fiéis às suas tradições, autoridades e cidadãos comuns não deixaram de frequentar os cemitérios para venerar seus defuntos, um dia antes do início dos desfiles.

Durante a semana, os diretores de Migração do Panamá, Colômbia e Costa Rica também se reuniram no istmo para identificar necessidades e estabelecer um roteiro para o atendimento de viajantes irregulares na região.

Uma próxima reunião em 9 de novembro e a criação de um observatório regional de migração irregular foram dois dos principais acordos dessa reunião.

Movimentos sociais e sindicais também denunciaram em manifestações em frente às instalações centrais do Fundo de Previdência Social as medidas que agravam a crise da instituição e de um de seus principais subsistemas de benefícios para aposentados, o de Invalidez, Velhice e Morte.

lam/ga/ans

 

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES