O ministro da filial, Daniel Rivera, fez o anúncio durante cerimônia realizada na casa de Anciano São Francisco de Asís, nesta capital, onde os idosos também foram vacinados com a vacina preventiva 13 para evitar pneumonia em quem permanece em casas de acolhimento.
Cerca de 475 mil doses de influenza recebidas pelo ministério serão aplicadas em idosos, gestantes, profissionais de saúde, pacientes com doenças de base e 125 mil crianças de seis meses até dois anos de idade, revelou Rivera. Recomendada pela Organização Mundial de Saúde, a vacina é “de singular importância para prevenir a gripe e suas possíveis complicações graves, em que as consultas médicas foram reduzidas em até 60% e, consequentemente, o número de internações e óbitos por essa causa.
O responsável exortou a população indicada a ser vacinada, por se tratar de uma doença respiratória contagiosa que infecta o nariz, a garganta e em alguns casos os pulmões.
“Esse vírus pode causar doenças leves ou graves que podem levar à hospitalização e, em certas ocasiões, até causar a morte. A vacinação tem se mostrado a melhor ferramenta de prevenção dessa doença”, concluiu.
lam/ema/hb