3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Maldivas pediu um mundo mais resiliente às mudanças climáticas na ONU

ministro de Asuntos Exteriores de Maldivas, Abdulla Shahid

Maldivas pediu um mundo mais resiliente às mudanças climáticas na ONU

Maldivas pediu um mundo mais resiliente às mudanças climáticas na ONU Nações Unidas, 24 sep (Prensa Latina) O ministro das Relações Exteriores das Maldivas, Abdulla Shahid, exortou a Assembleia Geral da ONU a refletir sobre a necessidade de um mundo mais justo e resiliente diante das mudanças climáticas.

Para os pequenos estados insulares em desenvolvimento, “a diferença entre 1,5 e 2,0 graus é a morte”, alertou o diplomata das Maldivas em seu discurso ao plenário em Nova York.

Shahid reafirmou a contínua defesa e liderança de seu país em uma abordagem baseada em direitos para a ação climática e anunciou a candidatura de Male a um assento no Conselho de Direitos Humanos de 2023 a 2025.

As Maldivas priorizarão a luta contra as mudanças climáticas como parte integrante da arenga global sobre direitos humanos, anunciou o chefe da diplomacia do país insular.

No nível nacional, disse ele, as Maldivas lançaram o programa de trabalho Glasgow-Sharm el-Sheikh sobre a meta de adaptação global este ano e continuarão perseguindo a meta de emissões líquidas zero de carbono até 2030.

Além disso, a nação insular apoia a iniciativa global de proteger 30% dos oceanos do mundo até essa data.

O ministro das Relações Exteriores das Maldivas também enfatizou que para enfrentar a crise climática deve haver financiamento sustentável. Por outro lado, destacou que as Maldivas atribuíram 33 por cento dos lugares nos seus conselhos locais a mulheres, nomeou várias delas como juízas do Supremo Tribunal e metade dos seus embaixadores são mulheres.

Ele também reiterou a posição nacional sobre a questão da Palestina de uma solução de dois Estados baseada nas fronteiras pré-1967 com Jerusalém Oriental como a capital palestina, como a única solução significativa para a paz.

Em outra parte de sua intervenção, o ministro das Relações Exteriores das Maldivas pediu uma reforma do sistema multilateral para melhor equipar as Nações Unidas para enfrentar os desafios contemporâneos e futuros, e saudou a resolução de criar o Escritório da Juventude da ONU.

O Conselho de Segurança, continuou Shahid, deve aumentar o número de assentos permanentes e não permanentes e garantir uma representação geográfica equitativa, além de aumentar o papel substancial e a autoridade moral da Assembleia Geral.

mem/abm/ans

PL-37

24-09-2022T06:22:20

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES