17 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Caso Odebrecht e semana de assinatura da previdência social no Panamá

Odebrecht-3

Caso Odebrecht e semana de assinatura da previdência social no Panamá

Cidade do Panamá, 24 sep (Prensa Latina) A audiência no Panamá sobre o caso Odebrecht, considerado o maior roubo de dinheiro público e notícias recentes sobre deficiências na previdência social, marcou a semana que termina hoje no Panamá.

O processo de lavagem de dinheiro e pagamento de propina da construtora brasileira foi caracterizado nos últimos sete dias por denúncias de promotores e, em seguida, de defesa de cerca de 50 réus.

A esse respeito, a promotora superior Ruth Morcillo indicou que os advogados que representam os acusados, entre eles os ex-presidentes da República Ricardo Martinelli (2009-2014) e Juan Carlos Varela (2014-2019) ainda não conseguiram desqualificar o que eles estão sendo informados. mostrados nos arquivos de investigação que datam de 2017.

Ainda na semana, um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) ratificou a insustentabilidade financeira do subsistema de Invalidez, Velhice e Morte (IVM) do Fundo de Segurança Social (CSS).

Em documento de 182 páginas, a agência especificou que a redução progressiva dos contribuintes ativos e, portanto, a queda das receitas de contribuições, o esgotamento em 2024 da reserva total do programa e o aumento acelerado de novas aposentadorias criarão uma forte pressão sobre a despesa crescente do IVM.

A questão já tinha sido denunciada anteriormente por organizações sociais e mais recentemente numa única mesa de diálogo com o Governo, ao rejeitar medidas paramétricas, às quais o chefe do CSS, Enrique Lau, respondeu que com aquele relatório da OIT iriam tomar novas decisões.

É assim que o défice operacional anual projetado em termos nominais do regime exclusivamente de benefício definido do IVM crescerá progressivamente e atingirá um limite máximo anual em 2050 de cerca de sete mil e 500 milhões de dólares, segundo o estudo encomendado pelo Ministério do Trabalho e Desenvolvimento Trabalho (Mitradel).

Por outro lado, durante a semana o Panamá recebeu pela quarta vez uma nova edição do TravelMart LatinAmerica, um evento para agências de viagens com o qual também aposta em superar o número de visitantes este ano.

Na nomeação, o administrador da Autoridade de Turismo (ATP), Iván Eskildsen, especificou que até ao final de 2022 esperam receber 1,8 milhões de viajantes e ratificar o istmo como ponto de encontro, o que ficou evidenciado nesta nomeação de dois dias entre operadores e fornecedores da indústria em todo o mundo.

Eskildsen acrescentou que, no âmbito do Plano Diretor de Turismo Sustentável, estratégia que incentiva a promoção desta diversidade de natureza e cultura, a perspectiva é ultrapassar os níveis pré-pandemia de Covid-19.

Nomeadamente, em 2020 a doença fez com que o Produto Interno Bruto caísse 17,9% em 2020, ano em que o istmo recebeu 70% menos viajantes do que em 2019, quando chegaram ao país cerca de 2,4 milhões de caminhantes.

jha/ga/ans

PL-5

24-09-2022T00:02:01

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES