3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Angola celebra centenário de Agostinho Neto

Angola celebra centenário de Agostinho Neto

Luanda, 17 set (Prensa Latina) Angola celebra hoje o centenário do nascimento do seu primeiro presidente, António Agostinho Neto, cujo legado serve de inspiração para os tempos atuais.

Numa mensagem para o evento, o Chefe de Estado e de Governo, João Lourenço, enalteceu a ideologia política e humanista do intelectual e patriota (17 de setembro de 1922-10 de setembro de 1979), sabendo que “todos juntos podemos construir, em harmonia e com empenho, a Nação que seria motivo de orgulho para o seu fundador”.

Seguir o exemplo de Neto significa manter o compromisso de trabalhar por uma vida melhor em termos de saúde, educação, habitação, trabalho, cultura e lazer, considerado o também líder do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que a 24 de março foi reeleito para um segundo mandato à frente do Estado e do Governo.

Nesse sentido, lembrou a concepção do antigo estadista e dirigente do MPLA, que numa frase lapidar advertiu: “O mais importante é resolver os problemas do povo”.

A data de 17 de setembro convida a exaltar não só as qualidades do “lutador intransigente pela independência, liberdade e bem-estar de todos os angolanos”, mas também “a visão profética e mobilizadora da sua obra poética, o espírito humanista e a sua solidariedade e vocação internacionalista”, estimou.

António Agostinho Neto, acrescentou, “ensinou-nos a confiar na nossa força e na justiça da nossa luta” e a ter a certeza da vitória final, apesar de eventuais contratempos no processo de libertação.

Da mesma forma, destacou a visão internacionalista do intelectual revolucionário e combatente, que contribuiu para o fim do Apartheid e a libertação da África Austral, e pediu que o legado de Neto seja transmitido às novas gerações.

A Praça da Independência, em Luanda, recebeu esta semana a visita de personalidades nacionais e estrangeiras, que vieram depositar oferendas florais em merecida homenagem ao ilustre filho desta nação africana.

A delegação cubana à posse de Lourenço esteve presente antes de regressar a Havana, com o vice-presidente Salvador Valdés à frente da delegação, que recebeu uma mensagem de saudação da viúva do Herói Nacional, Maria Eugénia Neto.

ro/mjm/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES