4 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Brasil deve acabar privilegio de conteúdo pro Bolsonaro no YouTube

Brasil-Youtube-bolsonaro

Brasil deve acabar privilegio de conteúdo pro Bolsonaro no YouTube

Brasília, 15 set (Prensa Latina) A Coalizão Brasil da Esperança pediu à Justiça Eleitoral que adote medidas contra a plataforma de vídeos YouTube que hoje privilegia conteúdos a favor do presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro.

Com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato para as próximas eleições, a aliança apresentou sua ação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e fez referência especial aos audiovisuais produzidos pela Rede Jovem Pan de Comunicação.

Tal prerrogativa do YouTube foi revelada por uma investigação divulgada pelo grupo NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na petição, os advogados de campanha de Lula argumentam que o TSE e as plataformas digitais assinaram um memorando de entendimento no início do ano, com o objetivo de combater a desinformação.

Também se comprometeram, no caso a multinacional de tecnologia Google (dona do YouTube), a conceder amplo acesso a informações produzidas por fontes confiáveis.

“O privilégio concedido ao conteúdo da Rede Jovem Pan pode violar aquele acordo, bem como o princípio da neutralidade da rede, previsto no Marco Civil da Internet”, afirmam os advogados.

O sindicato de organizações políticas pediu ao TSE que o Google seja induzido a se manifestar sobre a investigação da UFRJ e informar quais medidas adotará.

Para os juristas, o estudo de referência traduz o entendimento de que “o YouTube não trata de forma isonômica o material distribuído ao usuário como “conteúdo informativo”, dada a sua concentração na mesma rede de produção de conteúdo em que, ainda mais grave, existem sérios indícios de imparcialidade política”.

A Coalizão Brasil Esperança é formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Verde, Comunista do Brasil, Socialismo e Liberdade, Rede Sustentabilidade, Socialista Brasileiro, Solidariedade, Avante, Agir (continuar) e Republicano da Ordem Social.

Em 2 de setembro, a campanha de Lula entregou às chamadas Big Techs (grandes empresas de tecnologia) um manifesto com demandas por ações das plataformas para combater a desinformação.

Assinado por Gleisi Hoffmann, presidente do PT, o documento alertava que, poucos dias antes da votação, notícias falsas sobre o ex-líder trabalhista estão se proliferando nas redes sociais e “a resposta das plataformas não é suficiente para conter os danos, muito menos para revertê-lo”.

Ela alertou que o período eleitoral é marcado por um volume avassalador de denúncias de “fake News” contra Lula, o candidato favorito para vencer as eleições de 2 de outubro, recebidas diariamente na Rede e negadas pelos órgãos de controle de notícias.

jf/ocs / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES