3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia rejeita assalto de tropas ucranianas perto de usina nuclear

Rusia Vladimir-Rogov

Rússia rejeita assalto de tropas ucranianas perto de usina nuclear

Moscou, 9 set (Prensa Latina) As forças russas abortaram hoje uma tentativa das tropas ucranianas de desembarcar na cidade de Energodar, onde está localizada a usina nuclear de Zaparozhie, disse o chefe do movimento Nós juntos pela Rússia, Vladimir Rogov.

As unidades de desembarque ucranianas tentaram alcançar Energodar e criar uma espécie de cabeça de praia ali, mas falharam nessa tentativa, já que a margem do rio está sob nosso controle, disse Rogov, que descreveu duas outras ações fracassadas com o mesmo propósito nas últimas horas.

Para Rogov, o objetivo do pouso abortado era apreender a usina nuclear, localizada na área controlada pela Rússia na província de Zaparozhie, na Ucrânia, ao sul do rio Dnieper, até a costa do Mar de Azov, informou a televisão da capital.

De acordo com o membro da diretoria da administração civil-militar russa, os ucranianos estão procurando um ponto fraco onde possam criar uma cabeça de praia para um assalto à instalação, a maior da Europa, que tem seis reatores.

Pelo menos dois blocos da fábrica foram parcialmente danificados desde que as forças ucranianas intensificaram o bombardeio do território da fábrica com artilharia pesada, drones e cartuchos guiados em 5 de agosto.

Uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica visitou a usina elétrica Zaparozhie em 1º de janeiro, onde as autoridades russas mostraram os danos causados pelo fogo de artilharia ucraniana. A população da Energodar também testemunhou estes ataques.

Entretanto, um relatório do organismo internacional publicado em Viena evitou se referir à responsabilidade de Kiev pelos ataques e só falou da necessidade de evitar novos bombardeios e de criar uma zona de segurança ao redor da fábrica, denunciou Moscou.

Em 24 de fevereiro, o Presidente Vladimir Putin anunciou o lançamento de uma operação de guerra para defender a população das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Luhansk, bem como para desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia.

rgh/to/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES