18 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Panamá institucionaliza comissão cidadã contra a corrupção

Panamá institucionaliza comissão cidadã contra a corrupção

Cidade do Panamá, 2 set (Prensa Latina) Um decreto executivo no Panamá que rege a partir de hoje institucionaliza a criação da Comissão Cidadã contra a Corrupção, uma das demandas das organizações populares.

Após debates polêmicos com o governo da província central de Coclé, em uma única mesa de diálogo desde o último dia 21 de julho, os grupos insistiram em participar do que chamam de Comissão da Verdade, disse à Prensa Latina um de seus porta-vozes, George Guzmán.

A nova entidade terá poderes para indicar investigações sobre atos de corrupção a todos os níveis, flagelo que tem impacto transversal no resto dos problemas que afligem a população como a segurança social, a falta de medicamentos e os preços elevados dos alimentos e da energia eléctrica , entre outros.

A comissão, cuja primeira sessão será no dia 16 de setembro, segundo informou a esta agência de notícias Eduardo Gil, secretário-geral da Convergência Sindical, será composta por dois representantes per capita da aliança Pueblo Unidos por la Vida, o Bastion de Lucha del Oriente Chiricano, povo NgÃñbe Buglé e camponeses, bem como a Aliança Nacional pelos Direitos dos Povos Organizados (Aanadepo).

Por sua vez, a diretora-geral da Autoridade Nacional de Transparência e Acesso à Informação (Antai), Elsa Fernández, disse que também estarão à mesa funcionários do Ministério Público, da Controladoria-Geral da República e de outras entidades vinculadas. Executivo.

Nesse espaço de trabalho, de acordo com o Decreto, serão apresentados possíveis casos de corrupção ocorridos em órgãos públicos e denúncias ao Ministério Público ou Ministério Público.

Outras atribuições são promover a busca, recepção, publicação e divulgação de informações relacionadas à corrupção, além de coordenar a participação cidadã de forma responsável na gestão governamental.

O documento, assinado pelo Presidente da República, Laurentino Cortizo, estabelece que a comissão “não pode atuar em processos que ocorram no âmbito da administração da justiça”, nos de competência exclusiva da Antai ou nos perante a jurisdição das contas.

Por sua vez, as solicitações e comunicações feitas pela comissão para solicitar informações associadas a qualquer possível ato de corrupção serão feitas por meio da Antai.

ode/ga/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES