18 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Deputados mexicanos priorizarão iniciativas de López Obrador

Deputados mexicanos priorizarão iniciativas de López Obrador

Cidade do México, 29 ago (Prensa Latina) Prioridades do Executivo, como reforma eleitoral e transferência da Guarda Nacional para a Secretaria de Defesa, abrirão a nova sessão da câmara baixa mexicana em setembro 1º.

Foi assim que um parlamentar dos blocos governantes indicou hoje que, somando uma maioria, vão impor a agenda com as iniciativas enviadas pelo presidente Andrés Manuel López Obrador.

Incluído na agenda está o pacote econômico de 2023 mais três outras iniciativas do presidente, como a eliminação do horário de verão, uma lei para proteger o espaço aéreo mexicano, para inibir operações aéreas ilícitas que ameaçam a segurança nacional e reformas na Lei Orgânica. da Administração Pública Federal.

Este último com o objetivo de centralizar a coordenação administrativa e as compras do setor público no Ministério da Administração Pública.

Adicionalmente, espera-se desonerar o processo de impeachment solicitado pelo Ministério Público de Campeche contra o parlamentar e líder nacional do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Alejandro Moreno, por suposto enriquecimento ilícito.

Moratória Constitucional

Com 198 dos 500 deputados federais, a coalizão de oposição “Va por México” formada pela Acción Nacional, o PRI e os remanescentes do Partido Revolucionário Democrático em franco processo de desaparecimento, mantém em vigor sua moratória constitucional para bloquear a aprovação de qualquer modificação da Carta Magna.

As modificações da Constituição Política exigem para sua aprovação uma maioria qualificada de dois terços equivalente a 334 dos 500 votos no Palácio de San Lázaro, que o governo não possui.

Morena, com 201 deputados, o Partido Verde com 40, e o Partido Trabalhista, com 36, somam 277 votos, ou seja, 57 a menos do que o mínimo necessário para endossar as reformas constitucionais.

No entanto, o bloco no poder tem votos mais do que suficientes para aprovar qualquer legislação secundária e até mesmo o pacote econômico para o próximo ano, nomeadamente o Orçamento de Despesas com a atribuição de recursos para os megaprojectos e programas sociais do Presidente da República.

mv/lma/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES