18 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Federação de Mulheres Cubanas completa 62 anos

Federação de Mulheres Cubanas completa 62 anos

Havana, 23 ago (Prensa Latina) A Federação de Mulheres Cubanas (FMC) celebra hoje mais de seis décadas de trabalho visando desenvolver políticas e programas para alcançar o pleno exercício da igualdade para as mulheres em todos os âmbitos da sociedade.

Criada em 23 de agosto de 1960, desde sua constituição teve como presidente Vilma Espín (1930-2007), heroína da República.

Sua gestação ocorreu no alvorecer do triunfo revolucionário e permitiu que as mulheres da ilha tivessem um espaço próprio, onde pudessem discutir suas preocupações e fazer parte das transformações sociais, econômicas e políticas da época.

A organização celebrou 62 anos com encontros com mulheres criativas, atividades recreativas, projetos comunitários, shows e eventos esportivos.

Da mesma forma, foram preparados festivais de inovação, colóquios comunitários denominados Fidel (Castro) e a Revolução das Mulheres, e conservatórios Vilma Espín.

Por ocasião do aniversário, várias mulheres foram condecoradas esta segunda-feira pelo chefe de Estado, Miguel Díaz-Canel, e outras autoridades da ilha.

Durante o evento, a Ordem “Mariana Grajales” foi concedida a cinco mulheres, a Ordem “Ana Betancourt” a 20, e outras 10 receberam a distinção “23 de agosto”, concedida pelo Secretariado Nacional da FMC.

Todos com relevantes méritos e contribuições para o desenvolvimento e defesa da nação, bem como uma extraordinária atitude no trabalho criativo, na defesa e no estudo.

Depois de mais de seis décadas e graças ao trabalho árduo da FMC, as mulheres cubanas representam mais de 50% da presença na Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento), 51% nos governos provinciais e 34% nos municípios

Isso foi reconhecido pela União Interparlamentar, que divulgou um relatório onde a ilha volta a ocupar o segundo lugar entre os cinco países que atingem a classificação de paridade de gênero no Parlamento e o segundo no mundo com a maior proporção de deputadas mulheres.

De um total de 89.214 pessoas dedicadas às atividades científicas e tecnológicas no país, 53% são mulheres, assim como 68% dos 7.750 pesquisadores categorizados no final de 2019.

As mulheres cubanas têm o próprio controle sobre seus corpos, o direito de decidir o número e o espaçamento de seus filhos, e sua expectativa de vida ultrapassa os 80 anos.

acl/mks/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES