29 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

EUA pressionam Ucrânia a cometer crimes nucleares, denuncia Rússia

Ucrania-crímenes-nucleares

EUA pressionam Ucrânia a cometer crimes nucleares, denuncia Rússia

Moscou, 19 ago (Prensa Latina) A embaixada russa nos Estados Unidos denunciou hoje que Washington, com sua retórica "irresponsável", está pressionando a Ucrânia a cometer "crimes" que ameaçam desencadear uma catástrofe na usina nuclear de Zaporozhye.

“Os militares de Kiev continuam a lançar ataques sistemáticos contra a usina, usando vários lançadores de foguetes, artilharia e drones, todos elogiados por Washington, que poderiam produzir um desastre cujas repercussões a Europa teria que enfrentar por muitas décadas”, detalhou a entidade diplomática no Telegram.

Com essas afirmações, a delegação diplomática russa reagiu às declarações do porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, que destacou no dia anterior que a Casa Branca “condena nos termos mais estritos o descaso temerário da Rússia pela segurança nuclear”.

Além disso, o porta-voz instou Moscou a cessar as atividades militares perto das instalações nucleares ucranianas e devolver o controle da usina Zaporozhie para Kiev, enquanto acusava as tropas russas de “coagir” o pessoal da usina.

A esse respeito, os diplomatas russos afirmaram que Price não forneceu “nenhuma evidência” em seus comentários para apoiar suas acusações, deixando a Ucrânia, “principalmente responsável pelo que está acontecendo”, fora de seu discurso.

“Claramente, Washington não despreza mentiras descaradas em suas tentativas imparáveis de mal dizer nosso país”, enfatizaram os representantes russos.

Nesse sentido, eles argumentaram que os militares ucranianos aumentam os ataques diariamente. No total, realizaram nesta quinta-feira 12 bombardeios à usina atômica e à cidade de Energodar, com mais de 50 projéteis explodindo nessas áreas, além do impacto de cinco drones kamikaze.

Nesta linha, a embaixada russa em Washington fez alusão a um relatório do Ministério da Defesa da nação euro-asiática onde adverte que as tropas de Kiev farão uma provocação para gerar um vazamento de radiação, quebrar a integridade do depósito de lixo nuclear e colocar o reator em estado operacional anormal.

O objetivo dessa ação seria criar uma zona de exclusão e culpar a Rússia pelo terrorismo nuclear, declarou a entidade militar no dia anterior.

mem/odf/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES