26 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Voto em trânsito nas eleições no Brasil

Brasil-elecciones

Voto em trânsito nas eleições no Brasil

Brasília, 18 Ago(Prensa Latina) Com um eleitorado de mais de 100 mil pessoas, os municípios brasileiros registrarão até hoje os cidadãos que desejam receber o chamado voto de trânsito para as eleições gerais de outubro.

Tal condição só é permitida nesses distritos e o mandato teve início de 18 de julho até esta quinta-feira, previsto no calendário eletivo.

A norma especifica que há duas possibilidades: se o município escolhido para a votação em trânsito estiver no mesmo estado do domicílio eleitoral, terá direito a voto para todos os cargos: Presidente da República, Governador, Senador e Deputado.

Caso o município esteja em outra divisão territorial, o eleitor só poderá votar para presidente.

Não é possível indicar jurisdições em outros países para esse tipo de voto, mas os brasileiros que possuem o título de eleitor registrado no exterior poderão votar em trânsito se estiverem no Brasil.

A este respeito, devem indicar um círculo eleitoral situado em território nacional para estar no dia da votação e exercer o seu direito exclusivamente para presidente.

Para solicitar o voto em trânsito, o eleitor deve comparecer pessoalmente no cartório eleitoral mais próximo e trazer documento oficial com foto. Não há como fazer a transferência por e-mail ou e-title (aplicativo móvel para obter o título de eleitor).

No cartório, o eleitor indicará a prefeitura em que pretende votar. A troca só pode ser feita para o primeiro ou segundo voto ou para os dois turnos.

A partir desta quinta-feira, o eleitor não poderá mais alterar o local de votação, nem mesmo cancelar a opção do voto em trânsito para votar em seu endereço eleitoral.

Também no dia 18 de agosto termina o prazo para o eleitor que tiver dificuldade em se deslocar para solicitar o voto em uma seção especial com acessibilidade.

O primeiro turno do referendo acontecerá no dia 2 de outubro, quando 156 milhões 454 mil 11 brasileiros vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Um eventual segundo turno da disputa presidencial e das administrações estaduais será no dia 30 de outubro.

O Brasil está engajado em uma tensa campanha eleitoral, que começou oficialmente em 16 de agosto, com apreciável vantagem nas pesquisas de opinião para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com cerca de 50% de favoritismo contra 30 para o líder da tendência que quer ser reeleito.

Como candidato do PT, Lula (2003-2010) aspira a um terceiro mandato presidencial com a promessa de repetir as conquistas sociais entre as classes mais vulneráveis, além de reconstruir o país, como prevê em quase todos os seus discursos .

jha/ocs/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES