19 de March de 2024

Cientistas italianos desenvolvem nova vacina contra o câncer

Italia-vacuna-contra-el-cáncer

Cientistas italianos desenvolvem nova vacina contra o câncer

Roma, 16 ago (Prensa Latina) Uma equipe de cientistas italianos obteve resultados positivos no desenvolvimento de uma nova vacina contra o câncer, que melhora a capacidade das células T de combater essa doença, informou hoje a mídia local.

Pesquisadores do Laboratório de Imunoregulação do Instituto Italiano de Medicina Genômica na cidade de Candiolo, na província de Turim, obtiveram esses resultados a partir do uso do adenovírus gorila como vetor, indica o diário Il Fatto Quotidiano.

Os avanços foram publicados recentemente na revista Science Translational Medicine, onde se observa que “a vacina Gorilla Ad visando neoepítopos tumorais melhora as respostas à terapia com proteína 1 de morte celular antiprogramada”

A equipe italiana descobriu que é possível induzir uma resposta imune contra o câncer e melhorar a eficácia dos medicamentos imunoterápicos usando uma vacina que usa um vírus para instruir o sistema imunológico a reconhecer as células cancerígenas.

Luigia Pace, director daquele laboratório, assegurou em declarações à imprensa que esta vacina provou a sua eficácia após um estudo clínico em 12 doentes com um subtipo de cancro do cólon metastático.

Ele explicou que um adenovírus de gorila é usado em conjunto com um medicamento de imunoterapia e enquanto o medicamento elimina a proteína Pd1 que atua como freio no sistema imunológico, a vacina é transportada pelo vírus para as moléculas mutantes do tumor.

Desta forma, disse ele, o sistema imunológico pode ser ativado contra essas moléculas mutantes específicas, reconhecendo-as e matando-as, por isso é uma vacina personalizada.

Por outro lado, “gera memória no sistema imunológico, o que impedirá a formação de metástases porque continuará reconhecendo e matando essas células cancerígenas mesmo depois de um tempo. Dessa forma, também é uma vacina preventiva contra recaídas. ”

A técnica para produzi-los está decididamente comprovada e os dados obtidos no primeiro ensaio clínico são muito promissores, assegurou o pesquisador.

Anteriormente, em testes com camundongos, foi demonstrado que, quando combinada à imunoterapia para remover os freios da atividade do sistema imunológico, a vacina é capaz de aumentar rapidamente as células T responsáveis pelo combate à doença.

A partir desses resultados, “existe uma possibilidade real de criar novas vacinas eficazes contra muitos outros tipos de câncer”, acrescentou Pace.

Anna Morena D’Alise, chefe da divisão de imunologia da empresa de biotecnologia suíça/italiana Nouscom, envolvida neste projeto, especificou que “com a vacina, as células T, soldados do sistema imunológico, recebem novas energias para continuar lutando contra tumor invasivo”.

mv/ort/bm