27 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia rejeita intenções europeias de negar vistos a seus cidadãos

Rússia rejeita intenções europeias de negar vistos a seus cidadãos

Moscou, 10 ago (Prensa Latina) A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, María Zajárova, rejeitou hoje as declarações das autoridades estonianas e finlandesas, que se comprometem a impedir a concessão de vistos a todos os cidadãos deste país.

“Com base em seus próprios compromissos, eles simplesmente não têm o direito de limitar a concessão de vistos inteiramente a qualquer grupo de pessoas, este passo matará qualquer ideia de democracia, liberalismo, liberdade e, como eles chamam, ‘tolerância zero’. para xenofobia.”, nacionalismo e assim por diante”, disse a diplomata no Telegram.

Zajárova acrescentou que as intenções expressas por Tallinn e Helsinki beiram o nacionalismo, embora as chame de absurdas.

A este respeito, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo sublinhou que “garantir a liberdade de circulação é um dos compromissos centrais, consagrados nos documentos fundadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa”.

As declarações de Zajárova respondem ao comentário feito na segunda-feira passada pela primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, que considera incorreto que os russos possam “viver uma vida normal” e viajar para a Europa enquanto Moscou realiza ações militares na Ucrânia.

Da mesma forma, sua contraparte estoniana, Kaja Kallas, escreveu em sua conta no Twitter que “agora é a hora de acabar com o turismo da Rússia”. “Pare de emitir vistos de turista para russos. Visitar a Europa é um privilégio, não um dos direitos humanos”, afirmou a política.

Marin e Kallas não são os primeiros formuladores de políticas a falar sobre essas medidas. A embaixada da Letônia em território russo informou na semana passada que está suspendendo “por tempo indeterminado” a aceitação de pedidos de visto para cidadãos deste país.

Da representação diplomática vincularam a medida à “situação internacional”, especificando a possibilidade de continuar a emitir autorização de entrada em Riga apenas para aquelas pessoas que precisam viajar para comparecer ao funeral de um parente.

Após o início da operação militar em território ucraniano, muitos países condenaram a ação tomada por Moscou em 24 de fevereiro para desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia, diante da qual ativaram várias baterias de sanções individuais e setoriais que buscam elevar o custo do conflito para os Kremlin.

oda/odf / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES